Quinta-feira, 28 de março de 2024

Para as mamães de plantão, CineMaterna terá onze exibições em Goiânia

Iniciativa promove sessões especiais de cinema e já é tradição entre mães com bebês retoma exibições no dia 28 de fevereiro em Goiânia

Postado em: 27-02-2018 às 11h00
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Para as mamães de plantão, CineMaterna terá onze exibições em Goiânia
Iniciativa promove sessões especiais de cinema e já é tradição entre mães com bebês retoma exibições no dia 28 de fevereiro em Goiânia

As sessões do CineMaterna Flamboyant, preparadas para receber mães e pais acompanhados de bebês com até 18 meses, estão de volta à programação de eventos do shopping em 2018. Serão 11 encontros na Cinemark do Flamboyant, com a primeira sessão do ano confirmada para o próximo dia 28 de fevereiro.

Mensalmente, os filmes são escolhidos pelas mães por meio de uma enquete no site do CineMaterna (www.cinematerna.org.br). A enquete deste mês de fevereiro já está aberta para votação e para participar é preciso apenas acessar o site, fazer o cadastro e votar.

Continua após a publicidade

Em todas as sessões CineMaterna, o ambiente é ideal para esta fase da maternidade. São vários atrativos, como trocadores dentro da sala de cinema, abastecidos com fraldas, pomadas e lenços umedecidos – que podem ser usados gratuitamente –  além de áudio do filme com volume reduzido, ambiente levemente iluminado, ar condicionado suave e temperatura amena. Mães voluntárias também estão presentes, prontas para ajudar se houver necessidade.

“No CineMaterna tudo é pensado nos mínimos detalhes para que a mãe no pós-parto, que está totalmente dedicada ao filho, mas também carente de diversão, se sinta acolhida. O pós-parto é sempre um momento delicado. O CineMaterna tira essa mãe de casa e a leva para o cinema, mas sempre junto de seu bebê, que muitas vezes ainda mama e precisa de sua companhia” conta Irene Nagashima, fundadora do CineMaterna, que complementa: “O CineMaterna conhece profundamente esse universo e promove o retorno dessas mulheres à vida social, proporcionando entretenimento e cultura. No cinema, elas desfrutam de um momento de alegria e relaxamento”. 

“Os encontros interativos e confortáveis são sucesso de público. Nossa expectativa é manter esta experiência positiva para o cliente Flamboyant”, observa a gerente de marketing do shopping, Aline Guedes.

Sucesso em mais de 40 cidades de 17 estados do país, o CineMaterna já levou mais de 360 mil pessoas, entre adultos e bebês, às mais de cinco mil sessões que já realizou.

Confira as datas das sessões em Goiânia

28/02 – quarta-feira

20/03 – terça-feira

25/04 – quarta-feira

30/05 – quarta-feira

27/06 – quarta-feira

25/07 – quarta-feira

29/08 – quarta-feira

26/09 – quarta-feira

31/10 – quarta-feira

28/11 – quarta-feira

19/12 – quarta-feira.

Com exceção do mês de marco, as sessões irão ocorrer sempre às quartas-feiras, às 14h10, quando as salas de cinema estão mais tranquilas. A proposta é oferecer a privacidade que mães e bebês tanto gostam.

Balanço positivo

Em 2017, apesar da persistência da crise econômica e das dificuldades, o CineMaterna continuou crescendo, levando sessões de cinema especiais para mães como bebês a novas cidades do país. Foram 19 estreias, sendo cinco lançamentos em novos municípios, consolidando assim o sucesso da iniciativa em 112 cinemas de 16 redes de exibição espalhadas por 45 cidades de 17 estados brasileiros. Quase 77 mil pessoas, entre adultos e bebês, passaram pelo CineMaterna só no ano passado.

E 2018 já começou cheio de novidades. Este primeiro trimestre do ano está lotado de estreias na cidades de Montes Claros (MG), Bragança Paulista, Mogi das Cruzes e Araraquara (SP). O foco de crescimento em 2018 será em capitais que ainda não contam com a presença do CineMaterna, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, como São Luiz (MA), Teresina (PI), Aracaju (SE) e Maceió (AL).

“A quase totalidade na expansão do CineMaterna ao longo dos anos foi ‘passiva’, ou seja, atendendo a pedidos de shoppings que buscam uma iniciativa amigável às famílias de recém-nascidos. Neste ano queremos fazer diferente”, pontua a fundadora da ONG, Irene Nagashima, que complementa: “Em agosto faremos 10 anos e isso nos leva a uma reflexão, a um balanço do que já fizemos e dos nossos objetivos para o futuro. Queremos celebrar essa iniciativa criada e gerida por mulheres e mães, que conseguiu chegar aos 10 anos saudável e com muitos planos”, conclui.

Sobre o CineMaterna

O objetivo da Associação CineMaterna é resgatar o convívio social das mães no pós-parto, proporcionando a elas uma oportunidade de retornar à vida cultural e de criar uma nova rotina saudável, de lazer e integração, em companhia do neném de até um ano e meio. E para que a experiência seja prazerosa, tranquila  e confortável para mães e bebês, uma equipe de voluntárias transforma as salas de exibição onde acontecem as sessões em um cenário perfeito para agregar o máximo de conveniência e facilidades. O ambiente é levemente iluminado, o volume do som é reduzido, o ar condicionado é mais suave e são colocados trocadores dentro da sala, abastecidos com fraldas, pomadas e lenços umedecidos, que podem ser usados gratuitamente; além de um “estacionamento” de carrinhos de bebês.

Para atender à demanda em todo o país, a equipe do CineMaterna conta com 393 colaboradoras, entre administrativas e mães voluntárias que atuam nos cinemas recepcionando o público e prontas para ajudar em caso de necessidade. 

(Foto: Reprodução/Divulgação)

Veja Também