Quinta-feira, 28 de março de 2024

Projeto desenvolveu cromos com fotos das jogadoras pelo mundo

Criadora de figurinhas da Copa de futebol feminino diz que ideia é 'hackear' álbum masculino

Postado em: 15-07-2018 às 18h35
Por: Lucas de Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto desenvolveu cromos com fotos das jogadoras pelo mundo
Criadora de figurinhas da Copa de futebol feminino diz que ideia é 'hackear' álbum masculino

Página para impressão de figurinhas do projeto 'Respeita e Cola' (Foto: Reprodução)

Poucos dias antes da Copa, na esteira do boom do álbum de figurinhas do Mundial da Rússia, um grupo de publicitários teve uma ideia: criar cromos com os rostos das mulheres que vão disputar a versão feminina do torneio, em junho e julho de 2019, na França.

“A gente quis reaproveitar esse momento de Copa acontecendo e figurinhas sendo trocadas para trazer, de uma maneira divertida, mais importância para o futebol feminino”, diz Miranda Gleiser, diretora de arte que assina a iniciativa. Também fazem parte do projeto Ian Hartz, diretor de arte e Benny Hirsch, redator.

Continua após a publicidade

Sem visibilidade, as mulheres que jogam bola não têm o mesmo apelo comercial e investimentos como os times masculinos, que acabaram de disputar a Copa da Rússia, encerrada neste domingo (15) com vitória da França.

“As figurinhas são um jeito de trazer reconhecimentos maior para as mulheres, já que as pessoas não conhecem nem a cara delas”, diz Gleiser. Sem fins lucrativos, o projeto disponibiliza em site próprio as imagens das jogadoras aos moldes das figurinhas masculinas.

A ausência de um álbum como o dos homens e proposital. Entre outros usos, como colecionar ou colar em lugares diversos como vidro de carro, caderno, o projeto incentiva o público a colas as figurinhas no local destinado aos homens do álbum comercial. “A ideia mais legal era justamente ‘hacear’ o álbum masculino”, afirma a diretora de arte.

Para adquirir as figurinhas, basta baixar, gratuitamente, e imprimir as imagens. Até o momento, 24 mulheres já ganharam seus cromos. 

(Folha de S.Paulo)

Veja Também