Como identificar a Síndrome dos Ovários Policísticos

SOP altera menstruação, pode levar ao desenvolvimento de acne, além de dificultar a gravidez

Postado em: 18-08-2018 às 08h50
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Como identificar a Síndrome dos Ovários Policísticos
SOP altera menstruação, pode levar ao desenvolvimento de acne, além de dificultar a gravidez

Da Redação 

Distúrbios no ciclo menstrual e obesidade, muitas vezes acompanhados de acne e aumento da quantidade de pelos, podem indicar a chamada Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). A doença pode atingir  cerca de 20% das mulheres em idade fértil.

Continua após a publicidade

A SOP é caracterizada por anormalidades hormonais que são, ao mesmo tempo, causa e consequência dessa doença. Segundo a médica e especialista em reprodução assistida, Cláudia Navarro, o estado constante de amenorreia (ausência da menstruação) e oligomenorreia (irregularidade de ciclo), devido à anovulação, acabam gerando um desarranjo no padrão endócrino. “Algumas pacientes apresentam elevação dos níveis de insulina, aumentando o risco de diabetes, e a grande maioria delas tem aumento na produção de hormônios androgênios que dificultam a ocorrência da ovulação e, consequente, da gravidez”, salienta.

Segundo a médica, a alteração nas taxas de insulina promove danos não apenas na área ginecológica, mas também está relacionada à incidência de obesidade e elevação da pressão arterial. A anovulação, característica nas mulheres que têm a síndrome, é ainda responsável por quadros de infertilidade. Mas, Cláudia explica que os resultados de uma fertilização in vitro pouco sofrem com a interferência da SOP.

Cláudia destaca que o tratamento pode ser feito com ênfase em um de três objetivos, dependendo de qual seja o predominante em cada paciente: a regularização do ciclo menstrual, o tratamento da infertilidade ou a melhora da pele e do hirsutismo (excesso de pelos, com características masculinas).

“É preciso reduzir a produção e a circulação de hormônios androgênios. Quando necessário, há indicação de medicamentos que diminuam a resistência à insulina”, diz. “O objetivo é proteger o endométrio dos efeitos da constante exposição de estrógenos; evitar os efeitos da superinsulinemia para o organismo; induzir a ovulação para alcançar e manter a gravidez e ainda oferecer suporte para controle do peso ideal”, afirma.

Sobre Cláudia Navarro

Cláudia Navarro é ginecologista, especialista em reprodução assistida. A médica é diretora clínica da Life Search. Graduada em medicina pela UFMG em 1988, Cláudia titulou-se mestre e doutora em medicina (obstetrícia e ginecologia) pela instituição federal. Atua na área de ginecologia e obstetrícia, com ênfase em reprodução humana, trabalhando principalmente os seguintes temas: infertilidade, reprodução assistida, endocrinologia ginecológica, doação e congelamento de gametas.  

Veja Também