Quinta-feira, 28 de março de 2024

Mulheres começam a ganhar espaço no mundo do petróleo

A Petrobras tem atualmente cerca de 47 mil funcionários próprios no Brasil: 83,8% homens e 16,2% mulheres

Postado em: 09-09-2018 às 09h15
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Mulheres começam a ganhar espaço no mundo do petróleo
A Petrobras tem atualmente cerca de 47 mil funcionários próprios no Brasil: 83,8% homens e 16,2% mulheres

Aproximadamente, 150 pessoas trabalham isoladas na P66, uma das plataforma mais produtivas da Petrobras, e apenas 5,3% desse total são mulheres que, aos poucos, começam a abrir espaço em um ambiente ainda majoritariamente masculino.

São oito representantes do sexo feminino que trabalham ao lado de homens nas diversas áreas do navio-plataforma, que fica a 290 quilômetros do litoral do Rio de Janeiro, com capacidade de produzir 150 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia extraídos de campos do pré-sal.

Continua após a publicidade

A Petrobras tem atualmente cerca de 47 mil funcionários próprios c. O fato de em pleno século XXI ainda ser tão pequena a participação feminina nos campos de extração e produção de petróleo se deve mais ao fato de áreas como engenharia, geologia e eletrônica ainda serem tradicionalmente cursos com muito mais homens do que à falta de oportunidade. Mas elas estão ganhando espaço, se fazendo notar e deixando sua marca.

“Apesar de parecer difícil conviver cercada de uma notória maioria masculina, é muito normal porque eles são muito respeitosos”, disse à Agência Efe Tamar Xavier, que trabalha como técnica em segurança na plataforma.

Fazer parte da força de trabalho de uma plataforma da Petrobras é o desejo de muita gente, mas a tarefa não é fácil. Embora as oportunidades sejam iguais para os dois sexos, o trabalho exige níveis altos de conhecimento e destreza, avaliados em testes e análises do trabalho desempenhado na empresa. Depois, ainda é preciso passar por uma capacitação de quase um ano antes de embarcar.

Da mesma forma que os homens, elas cumprem jornadas de 12 horas por 14 dias seguidos, intercalados com 21 em terra. A idade média é de 35 anos, as formações variam entre nível médio e doutorado, e as atividades são diversas – incluindo manutenção, estabilidade e logística -, em um navio de 316 metros de comprimento e 83,3 metros de altura.

A P66 atingirá o pico produtivo em 2019, quando alcançar a média de 1 milhão de barris de petróleo por dia, graças à entrada em funcionamento de dois navios-plataforma que entrarão em operação entre outubro e dezembro deste ano. Atualmente, 21 sistemas de produção atendem 150 poços em operação.

Em toda a operação da Petrobras em campos do pré-sal, 59 mulheres ocupam cargos de direção e a cabeça de toda a exploração e produção de petróleo é Solange da Silva Guedes, um exemplo de que as mulheres, embora estejam em menor proporção, mostram a que vieram. 

Fonte: Agência EFE

Veja Também