Quinta-feira, 28 de março de 2024

Pela primeira vez uma mulher é nomeada economista-chefe do FMI

De origem indiana, Gita Gopinath nasceu cidadã americana e cidadã ultramarina da Índia

Postado em: 01-10-2018 às 17h45
Por: Patrick Wallison
Imagem Ilustrando a Notícia: Pela primeira vez uma mulher é nomeada economista-chefe do FMI
De origem indiana, Gita Gopinath nasceu cidadã americana e cidadã ultramarina da Índia

Gita Gopinath é nomeada economista chefe do FMI (Foto: World Economic Forum / Benedikt von Loebell)

Pela primeira vez, uma mulher é nomeada economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI). A diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, confirmou hoje (1) Gita Gopinath no cargo. Ela assume como conselheira Econômica e Diretora do Departamento de Pesquisa do FMI em substituição a Maurice Obstfeld, que anunciou em julho sua aposentaria no final deste ano.

Gita Gopinath é professora de Estudos Internacionais e Economia da Universidade de Harvard, co-editora da American Economic Review e co-diretora do Programa Internacional de Finanças e Macroeconomia do National Bureau of Economic Research (NBER).

Continua após a publicidade

A economista é autora de 40 artigos científicos sobre taxas de câmbio, comércio e investimento, crises financeiras internacionais, política monetária, dívida e crises de mercados emergentes.

De origem indiana, Gita Gopinath nasceu cidadã americana e cidadã ultramarina da Índia. Ela é Ph.D. em economia da Universidade de Princeton, em 2001, depois de ganhar um B.A. da Universidade de Delhi e M.A. graus da Delhi School of Economics e University of Washington.

 Fonte: Agência Brasil

Veja Também