Quinta-feira, 28 de março de 2024

Três dicas para desinchar no verão

Após festas de fim de ano, nutricionista dá orientações de como perder aqueles quilos a mais e diminuir a retenção de líquidos

Postado em: 16-01-2019 às 15h00
Por: Jefferson Pereira dos Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Três dicas para desinchar no verão
Após festas de fim de ano, nutricionista dá orientações de como perder aqueles quilos a mais e diminuir a retenção de líquidos

Da Redação

Nas redes sociais, os projetos de verão fazem sucesso com as dicas do trivial combo “alimentação saudável + exercícios físicos”. No período mais quente do ano, o verão, é preciso ficar atento à retenção de líquidos e deixar o inchaço ir embora. 

Continua após a publicidade

Além disso, atire a primeira pedra quem não exagerou nas festas de final de ano e começou 2019 com uns quilos a mais. Pensando nisso, o Bretas convidou a nutricionista Michelle Jota para dar três dicas práticas com ótimos resultados para quem quer desinchar e voltar ao peso ideal. 

Os ingredientes são facilmente adquiridos em supermercado e os preços são acessíveis.

  • Beba bastante água – apesar de parecer contraditório, a água auxilia na diminuição da retenção de líquidos. Muita gente pensa o contrário, mas se você fica sem beber água por muito tempo, seu corpo entende que precisa poupar e retém mais líquido. A quantidade ideal é de 35 ml por quilograma de peso. Basta multiplicar seu peso por 35 e terá a quantidade de mililitros de água que deve ser ingerida ao dia. Para os esquecidos, o despertador do celular é um ótimo aliado.
  • Invista no chá – eles são fontes de antioxidantes e anti-inflamatórios, previnem o envelhecimento e diminuem as gorduras. Os chás são fontes de catequinas e fitoquímico, que faz com que se aumente produção de gordura marrom. “A gordura marrom gasta mais energia. Quando vamos envelhecendo, diminuímos a produção de gordura marrom e aumentamos a produção da gordura branca, que é mais lenta”, esclarece Michelle. As opções podem ser quentes ou geladas. Três xícaras de chá por dia são o suficiente. Não exagere, já que a bebida em excesso vai sobrecarregar os rins e fígado. Não é recomendado usar o mesmo tipo de chá por muito tempo, pois pode gerar efeitos tóxicos. O ideal é variar entre três tipos. Para chá quente, aqueça a água até começar a borbulhar (não é necessário ferver). Acrescente uma colher de sopa da erva escolhida e abafe por 5 minutos. Para o chá frio, é possível usar até mesmo chás convencionais, que podem ser adquiridos em supermercado. Coloque o saché e a água na garrafa térmica e espere por duas horas para poder tomar. Gestantes, hipertensos e mulheres na menopausa não devem tomar chás que aumentam o metabolismo, como o verde ou de hibisco. Para essas pessoas, as melhores opções são as calmantes, como de hortelã e de frutas.
  • Suco funcional é uma boa alternativa – os sucos com os ingredientes certos são grandes aliados na diminuição da retenção. Misture o suco de um limão a uma fruta (mamão, melão, abacaxi, maça etc.), uma folha (couve, hortelã, almeirão etc.) e um tempero (cúrcuma, gengibre, salsa etc.). Bata tudo e beba sem coar, para não perder a fibra. O limão é ótima fonte de vitamina C, a hortelã é analgésica estomacal e intestinal, a couve auxilia na saciedade e o abacaxi facilita a digestão. 

Veja Também