Ex-miss desenvolve câncer de pele raro devido à técnica de manicure

A doença da modelo é igual a que atingiu o cantor Bob Marley

Postado em: 03-05-2019 às 17h05
Por: Isabela Maria Moraes Serra
Imagem Ilustrando a Notícia: Ex-miss desenvolve câncer de pele raro devido à técnica de manicure
A doença da modelo é igual a que atingiu o cantor Bob Marley

Da Redação

A miss Illinois 2018, Karolina Jasko, de 21 anos descobriu ter um raro e agressivo câncer de pele após o seu dedo polegar da mão direita inchar e ficar vermelho. A jovem foi ao médico e, depois de realizar inúmeros exames e biópsias, foi constatado o melanoma na unha.  

Continua após a publicidade

Segundo os médicos especialistas, a enfermidade se desenvolveu, muito provavelmente, por conta de uma técnica de manicure utilizada frequentemente em salões de beleza espalhados pelo mundo. O modelo funciona da seguinte forma: as unhas de acrílico são fixadas nas unhas reais com raios Ultra Violeta após a aplicação de um tipo de gel. Esse estilo se tornou conhecido graças às irmãs Kardashian’s e rapidamente ganhou o gosto das mulheres de várias partes do globo.  

No Brasil é muito comum ver grandes celebridades postando em suas redes sociais vídeos realizando a técnica, mas médicos alertam que pode ser algo extremamente prejudicial caso exista grande exposição a essa radiação. A modelo afirmou que tinha contato com os raios UV, para a colagem das unhas, até duas vezes por mês e que essa rotina se estendeu por anos. 

Devido a infecção o câncer de Karolina foi identificado ainda no começo e, apesar dos médicos terem alertado para um possível amputamento do dedo polegar, só foi necessário a retirada da unha e a pele que fica abaixo. Ela precisou de um enxerto e a pele foi retirada da virilha. 

O câncer nas extremidades – chamado de melanoma lentiginoso de acral – é mais agressivo que outros melanomas e foi o que causou a morte da lenda do reggae bob Marley em 1981, depois que ele descobriu uma mancha escura sob sua unha.  

Veja Também