Sexta-feira, 23 de agosto de 2019
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Mulheres

Futuras mamães passam por cursos de assistência à gestante na Secretaria de Saúde

Postado em: 10-05-2019 as 15h27
Objetivo é preparar as futuras mamães, estimular o pré-natal e promover a saúde da gestante e do bebê

Da Redação

Ser mãe é uma experiência indescritível, prazerosa, mas que exige cuidados antes, durante e após o parto. Pensando na importância dos cuidados que as mulheres devem ter durante a gestação, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), realiza cursos de capacitação para gestantes em várias unidades de saúde da Capital. O objetivo  é preparar as futuras mamães,  estimular o pré-natal e promover a saúde da gestante e do bebê. 

O Centro de Saúde da Família Madre Germana II (CSF) é uma das unidades que realiza a capacitação para as gestantes. O curso iniciado no dia 3 de abril foi encerrado nesta quinta-feira, 09, e reuniu 30 gestantes. As mulheres receberam orientações sobre o parto, puerpério, cuidados com bebê, amamentação e introdução alimentar e saúde bucal dos pais e dos bebês.

Segundo o coordenador geral do CSF Madre Germana II, Erlon Murilo de Jesus, essas ações agregam conhecimento para as gestantes, mas também  mobilizam muitos servidores da unidade devido a importância do projeto. '' O curso é um momento de promoção da saúde e prevenção de doenças, onde aliamos a diversão e o aprendizado. Contamos com as dinâmicas que estimulam a interação entre as gestantes e as equipes de saúde, oferecemos também  lanches e sorteios de brindes'', disse o coordenador.

Os CSF's  Parque Atheneu e Vera Cruz I  também realizam atividades educativas para as gestantes. De acordo com a coordenadora geral do CSF Parque Atheneu, Kelly Cristina da Mota Leda, 12 grávidas participaram do  curso. O serviço prestado conta com o trabalho de multiprofissionais. '' Além dos servidores de saúde da unidade, as atividades envolvem profissionais da área de  psicologia e assistência social.  São realizadas dinâmicas com temas sobre depressão pós parto, organização do tempo com a família e orientações sobre cadastro para o programa Bolsa Família e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG)'', pontua.

Centenas de mulheres já foram beneficiadas com o projeto nos últimos dois anos. Para a Secretária de Saúde de Goiânia , Fátima Mrué, as orientações oferecidas nos cursos  possibilitam um melhor preparo na chegada do bebê. ''Iniciativas como essa são fundamentais. Com a assistência no curso elas sentem-se acolhidas e preparadas para os desafios da gestação. Isso com toda certeza reflete de forma positiva na saúde do bebê. Os CSF desenvolvem estes cursos com muita competência e os resultados são gratificantes'', explica a secretária. 

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja buscar