Alimentação saudável ajuda a prevenir câncer de mama, explica especialista

Segundo a nutricionista clínica Marinna Reis, a rotina saudável e o consumo moderado de alimentos industrializados podem ajudar a evitar a doença - Foto: Cristóvão Matos

Postado em: 15-10-2019 às 18h00
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Alimentação saudável ajuda a prevenir câncer de mama, explica especialista
Segundo a nutricionista clínica Marinna Reis, a rotina saudável e o consumo moderado de alimentos industrializados podem ajudar a evitar a doença - Foto: Cristóvão Matos

Elysia Cardoso

Os alimentos, evitados ou incluídos, são fatores que influenciam o processo de desenvolvimento dos seres humanos. É por meio da ingestão de nutrientes e vitaminas que estabelecemos mecanismos de defesa contra diversas doenças e problemas de saúde. Certos produtos, em específico, contêm os nutrientes necessários para inibir determinadas enfermidades, como o câncer de mama. E existem alguns alimentos que ajudam as células a passarem por transformações que podem levar ao câncer. 

Segundo a nutricionista clínica Marinna Reis, em muitos casos, o surgimento do câncer está associado ao consumo exagerado de alimentos específicos. “Os fatores dietéticos representam cerca de 30% das causas de câncer. Hábitos alimentares onde existem o consumo exagerado e frequente de gorduras saturadas e alimentos processados oferecem um grande risco, devido ao fato desses alimentos influenciarem no sistema inflamatório, que aliado à genética favorece o surgimento de doenças como o câncer”, explica a nutricionista ao Hoje Entrevista.

Continua após a publicidade

Se a alimentação é um problema em alguns casos, ela também serve para tratar, de maneira confortável, pacientes que lutam contra o câncer de mama. O método elaborado pela profissional inclui alimentos que confortam o paciente e que resgatam memórias afetivas. “São aqueles [alimentos] que remetem à infância, são essenciais para o tratamento oncológico que vem desde a constituição do alimento, tentando sanar os danos e sintomas provindos do tratamento”, explica Marinna. O procedimento, de acordo com a profissional, é inserido por meio de um acompanhamento multiprofissional, no qual a equipe médica oncológica interage com os demais profissionais da saúde, incluindo os profissionais da nutrição para estabelecer o cardápio ideal. 

Outro fator no combate ao câncer por meio da comida é incluir na dieta alimentos que agregam a disposição, e uma melhora da saúde e estética da mulher. Essa combinação de alimentos saudáveis torna a mulher mais resistente no combate ao câncer de mama. “Se o intestino estiver funcionando de forma correta, juntamente com uma boa noite de sono. Ela vai ter uma disposição melhor, ela vai conseguir enfrentar o tratamento da forma mais segura e eficaz”, considera a nutricionista. 

A dieta para a prevenção e tratamento do câncer pode ser feita em casa com alimentos ricos em vitaminas e minerais. O consumo de determinados temperos e vegetais podem fazer uma diferença significativa no futuro. De acordo com Marinna Reis, devem ser incluídos os alimentos mais naturais possíveis, de preferência com a casca, para obter a total absorção dos nutrientes. “É ideal consumir alimentos fonte de vitaminas e minerais e fitoquímicos. Com destaque para frutas e verduras com casca, que são mais íntegros e naturais, desde que estejam bem higienizados”. 

Alimentos que auxiliam na prevenção e tratamento contra o câncer de mama 

Pimenta vermelha 

As propriedades medicinais da picante capsaicina, substância presente nas pimentas vermelhas, são repletas de antioxidantes. Essas substâncias impedem a alteração das células, o principal motivo gerador do câncer.

Gengibre

O gengibre atua na parte antiinflamatória. Por enquanto sabe se que o composto isolado do gengibre, denominado [10]-gingerol, consegue inibir o crescimento do tumor primário de mama.

Inhame 

O inhame ajuda na imunidade e possui boa fonte de proteína e fibras alimentares. Como cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B e vitamina C, ajudando na defesa do corpo contra radicais livres.

(Elysia Cardoso é estagiária do jornal O Hoje, sob orientação do editor Lucas de Godoi)

 

Veja Também