Quinta-feira, 28 de março de 2024

Confira 7 dicas para manter a pele bonita e saudável no tempo seco!

Adotar alguns hábitos e cuidados ajudam a combater o ressecamento da pele em períodos de mudanças climáticas! - Foto: Reprodução

Postado em: 24-07-2020 às 13h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Confira 7 dicas para manter a pele bonita e saudável no tempo seco!
Adotar alguns hábitos e cuidados ajudam a combater o ressecamento da pele em períodos de mudanças climáticas! - Foto: Reprodução

Marcella Vitória

O mês de julho está chegando ao fim e uma característica do mês de agosto, que se aproxima, é o tempo seco. Nessas condições, a baixa umidade do ar favorece o ressecamento da pele e a torna mais exposta a ação de elementos prejudiciais presentes no ar. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados e adotar hábitos que deixem a pele mais saudável e bonita!

Veja a seguir 7 dicas para se cuidar melhor e reduzir os impactos dessas mudanças de estação. Deixe a aparência de sua pele ainda mais jovial!

Continua após a publicidade

1. USE HIDRATANTE

No clima seco nossa pele tende a produzir menos óleo, o que favorece seu ressecamento. Para que isso não ocorra, a principal medida a ser tomada é usar um bom hidratante para compensar a falta dessa proteção natural.

Os hidratantes também possuem alguns compostos que facilitam a adesão das moléculas de água nas nossas células, ajudando a mantê-las saudáveis e, consequentemente, deixando a pele mais bonita. 

2. NÃO ABUSE DO AR CONDICIONADO

Em dias quentes, o ar condicionado pode ser um grande amigo, mantendo a temperatura do ambiente agradável. Porém, no processo de refrigeração, ele reduz ainda mais a umidade do ar, aumentando a transpiração e o ressecamento da pele.

Substituí-lo por um climatizador é uma boa opção, pois este aparelho regula a temperatura ao mesmo tempo que mantém a umidade do ar. Além disso, alguns ainda possuem a função de vaporizador, sendo ideais para garantir a sensação de frescor.

3. PREFIRA SABONETES E SHAMPOOS NEUTROS

Os cosméticos em geral, possuem uma quantidade elevada de sal em sua composição, para manter uma determinada faixa de pH, ou mesmo para conferir essências agradáveis. 

Esses sais, contudo, ao entrarem em contato com o corpo, promovem a retirada de água do mesmo por meio de transporte passivo. Diante disso, prefira sabonetes e shampoos neutros, pois eles possuem pouco sal.

4. HIDRATE OS LÁBIOS

Seja em dias quentes ou frios, se a umidade está baixa é importante que hidratar os lábios para evitar o ressecamento, que pode provocar rachaduras. Essas lesões aumentam o risco de infecção e até de outras doenças mais graves, como o câncer.

Procure hidratantes labiais que possuam protetor solar e antioxidantes em sua composição.

5. OPTE POR BANHOS MORNOS E FRIOS

Outro hábito prejudicial são longos banhos quentes, pois a elevada temperatura resulta em maior desidratação. 

Prefira água morna ou fria, pois além de ser mais saudável, ajuda a diminuir o estresse e a fluidificar as vias respiratórias, auxiliando no combate à infecções e alergias.

6. TORNE SEU QUARTO MAIS ACONCHEGANTE

Para tornar o ar do seu quarto mais adequado, você pode deixar uma toalha úmida perto da cama ou mesmo utilizar climatizadores e umidificadores.

Assim o ressecamento da pele é diminuido e a qualidade do sono aumenta, pois o ar úmido evita que a poeira atrapalhe o processo respiratório.

7. BEBA MUITA ÁGUA

O melhor cuidado a ser tomado em todos os momentos é beber bastante água. Para o bom funcionamento do organismo, a recomendação diária é ingerir cerca de dois litros. 

Você também pode preparar sucos de frutas e verduras que promovam a sensação de frescor. Opte por suco de melão, de limão, de melancia e de todos aqueles que são ricos em vitaminas e antioxidantes.

Benefícios 

Cuidar da saúde deve ser um hábito e vai muito além da hidratação. Também é importante seguir uma dieta rica e balanceada com intuito de promover a saúde e o bem-estar. Entenda mais sobre a nutrição nas diferentes fases da vida e garanta mais benefícios para tornar sua pele ainda mais saudável!  

Veja Também