Segunda-feira, 28 de setembro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Mulheres

Confira os benefícios da caminhada e lugares para se exercitar em Goiânia

Postado em: 26-08-2020 às 17h50
Pesquisas afirmam que caminhada tem os mesmos benefícios da corrida e diminui risco de várias doenças! - Foto: Reprodução/Internet

Ana Julia Borba 

Com a chegada inesperada da pandemia causada pelo novo Coronavírus e seus efeitos sucessivos na saúde, a população começou a se atentar a assuntos relacionados a prática frequente de exercícios, e também a importância de adotar hábitos saudáveis na rotina alimentar.

O assunto tomou grandes proporções, e se você é morador de Goiânia, já deve ter percebido uma movimentação nos parques da capital. O motivo de tamanha movimentação além do fato de algumas academias estarem fechadas ou com número reduzido de pessoas, também se trata da acessibilidade e os benefícios que a caminhada ou a corrida trazem para o nosso corpo.

Conforme um estudo publicado pela ATVB (Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology) a caminhada tem os mesmos benefícios da corrida, mesmo que a intensidade seja menor. A pesquisa foi feita com mais de 45.000 pessoas e tornou visível que andar é eficaz em diminuir o risco de várias doenças.

Segundo os pesquisadores, caminhar diminui em 7,2% o risco de hipertensão, o colesterol alto em 7% e doença coronariana de 9% a 12,3%, e quanto maior a duração da sua caminhada/corrida, maiores são os benefícios.

Como indica o site da Taeq, alguns cuidados são importantes para se atentar antes, durante e após o seu exercício, são elas: a hidratação, a escolha de roupas confortáveis e leves, evitar horários com forte exposição solar e se alimentar de forma correta e saudável antes da prática. O site também cita a importância da caminhada para a nossa saúde mental, pois além de trazer conforto e qualidade de vida, ela atinge nosso corpo diminuindo a ansiedade e o estresse. 

Um estudo da USP de Ribeirão Preto detectou que caminhar durante 40 minutos diminui pressão arterial durante 24h após o exercício e ainda indicou outros benefícios "A importância da caminhada diária, de forma orientada, para obter benefícios, como: melhoria de funções respiratórias e cardiovasculares, redução da pressão arterial em repouso, controle da gordura, da glicemia e do peso corporal, além de promover o bem-estar psicológico e social", destaca a entidade.

Lugares em Goiânia para se exercitar:

- Alameda Ricardo Paranhos – 1,9km

- Parque Areião – 2,54km – Bike somente aos domingos

- Parque Vaca Brava – 2km – Bike somente aos domingos

- Parque Lago das Rosas – 2,6m – Bike somente aos domingos

- Praça Cívica – 2km

- Rua 10 – 1,5km

- Bosque dos Buritis – 1,24km

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar