Conheça marcas brasileiras comandadas por mulheres negras

Marcas para se inspirar e apoiar. - Fotos: Reprodução/Vogue

Postado em: 20-11-2020 às 16h52
Por: Raphael Bezerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça marcas brasileiras comandadas por mulheres negras
Marcas para se inspirar e apoiar. - Fotos: Reprodução/Vogue

Ana Julia Borba 

De acordo com levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) cerca de 49% das empreendedoras negras do Brasil abriram seu próprio negócio por conta de falta de oportunidade no mercado de trabalho. 

O levantamento também mostra que dessas, cerca de 32% tiveram crédito negado sem explicação, isso reflete na falta de apoio e reconhecimento que essas mulheres e empresas possuem. 

Continua após a publicidade

Com isso, a revista de moda Vogue separou uma lista com diversas marcas brasileiras comandadas por mulheres negras. Marcas essas que possuem muita personalidade. A revista ressalta para que a mudança seja efetiva, é preciso “reconhecer, ouvir e fomentar o trabalho de pessoas negras.”

Confira: 

  • Zâmbia

Os acessórios da marca criada por Vívian Ramos são todos feitos a mão pela designer e por artesãos da baixada fluminense. Bordadeiras, costureiras e crocheteiras atuam na confecção, e o resultado são brincos, colares e pulseiras com formatos geométricos. (@zambiabrand) 

  • A-Aurora

Fundada por Izabela Suzart em 2014, a marca carioca de sapatos produzidos no Brasil mistura elementos como madeira de reflorestamento e acabamentos de corda. Flats de couro com design autoral são outra especialidade da marca, que tem fãs como Luiza Brasil. (@sigaaaurora)

  • Diana Cordoba

Entre os acessórios minimalistas e delicados da marca, se destaca o colar “Ovo Difusor”, disponível em ouro e prata. O pendente possui uma abertura, que permite pingar algumas gotas de óleo essencial e aproveitar dos benefícios da aromaterapia durante o dia todo. (@dcordobadesign)

  • 370

Com modelagens amplas e confortáveis as peças da 370 são feitas com malhas provenientes do reaproveitamento de garrafas plásticas. Além disso, a marca se compromete a atender todos os corpos, e aceita encomendas sob medida de qualquer tamanho que não faça parte da grade oficial. (@370oficial) 

Veja Também