Venezuelanos voltam a exigir democracia

Oposição retorna às ruas após protestos que terminaram com três mortes

Postado em: 21-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Venezuelanos voltam  a exigir democracia
Oposição retorna às ruas após protestos que terminaram com três mortes

A oposição da Venezuela esteve reunida ontem (20) em vários pontos da capital Caracas para, mais uma vez, tentar marchar até a Defensoria do Povo, no centro da cidade, depois da jornada de protestos de ontem, que terminou com três mortes, várias pessoas feridas e mais de 500 detidos. As informações são da Agência EFE. 

“Novamente, o grito dos venezuelanos será sentido ao longo de todo o país, exigindo democracia”, escreveu a aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) no Twitter, onde também foi compartilhada uma imagem com os 26 locais de onde sairão os manifestantes pelo segundo dia em Caracas.

Além disso, a oposição convocou os cidadãos a se concentrarem nos 23 estados do país para continuar com os protestos contra o que consideram um “golpe de Estado” e “uma ruptura da ordem constitucional”.

Continua após a publicidade

O governador de Miranda e ex-candidato presidencial Henrique Capriles anunciou no Twitter que as mobilizações desta quinta-feira pedem “eleições livres, respeito ao Parlamento, bem como a abertura de um canal humanitário para a entrada de alimentos e medicamentos que estão escassos no país”.

Além disso, o opositor afirmou que os protestos buscam a libertação dos políticos presos e o fim das inabilitações a dirigentes políticos, como a que foi aplicada a ele mesmo por 15 anos para exercer cargos públicos, ditada pela Controladoria da Venezuela.

Capriles pediu ontem a empresas e instituições que “colaborassem” para que os cidadãos “possam se ausentar de sua atividade trabalhista e acadêmica” para participar dos protestos e “defender a Constituição”.

O primeiro vice-presidente do Parlamento, o opositor Freddy Guevara, também afirmou no Twitter: “Hoje, mais do que nunca, devemos voltar às ruas e reafirmar que a resistência é pacífica. É a única forma de conseguir dividir ainda mais o regime”.

Os opositores tentarão pela sétima vez nas últimas três semanas marchar para a Defensoria do Povo para exigir que seu titular apoie o processo iniciado na Câmara com o qual a oposição pretende destituir sete juízes do Supremo.

Esses magistrados emitiram duas sentenças – depois parcialmente suprimidas – que a procuradora-geral, Luisa Ortega, considerou como uma ruptura constitucional no país, o que deu lugar a manifestações que, até agora, resultaram em um balanço de nove mortes e cerca de mil detenções. 

 

Presidente da Colômbia diz que “revolução fracassou” 

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse ontem (20) que “a revolução bolivariana fracassou” e que assim tinha advertido, há seis anos, o então presidente do país, Hugo Chávez. “Há seis anos, adverti a Chávez: a revolução bolivariana fracassou”, escreveu Santos em seu Twitter. A informação é da Agência EFE.

Este é o terceiro pronunciamento de Santos sobre a situação na Venezuela. Antes, ele tinha feito a advertência para expressar “séria preocupação” com o anúncio do presidente Nicolás Maduro sobre um plano para expandir a Milícia Bolivariana, armando milhares de civis. Santos pediu anteontem (19) à chanceler María Ángel Holguín que denuncie a decisão à Organização das Nações Unidas (ONU).

A Colômbia e a Venezuela compartilham uma fronteira terrestre de 2.219 quilômetros e, por isso, a crise no país vizinho é seguida com atenção pelas autoridades de Bogotá. O governo colombiano acompanha os fatos recentes ocorridos na Venezuela, onde foram convocadas para ontem novas manifestações da oposição. (Agência Brasil) 

Veja Também