ONU nomeia america na Josette Sheeran como enviada especial ao Haiti

Sheeran é atualmente presidente da instituição Asia Society e antes deste posto foi vice-presidente do Fórum Econômico Mundial

Postado em: 20-06-2017 às 18h00
Por: Caio Marx
Imagem Ilustrando a Notícia: ONU nomeia america na Josette Sheeran como enviada especial ao Haiti
Sheeran é atualmente presidente da instituição Asia Society e antes deste posto foi vice-presidente do Fórum Econômico Mundial

O secretário-geral da ONU, António Guterres, nomeou hoje (20) a americana Josette Sheeran como enviada especial das Nações Unidas para o Haiti. Ela terá como missão guiar a implementação da nova abordagem da ONU para reduzir o impacto do cólera no Haiti e apoiar as ações nacionais para implementar o plano de crescimento sustentável haitiano. A informação é da ONU News.

Sheeran é atualmente presidente da instituição Asia Society e antes deste posto foi vice-presidente do Fórum Econômico Mundial. Entre 2006 e 2012, ela foi diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e também já ocupou cargos importantes governo dos Estados Unidos, entre eles o de subsecretária de Estado para Assuntos Econômicos, Negócios e Agrícolas.

Duas vias

A nova abordagem da ONU para o país caribenho se concentra em duas vias. A primeira consiste em ações mais intensas e com mais recursos para responder e reduzir a incidência do cólera em questões de curto e longo prazos relacionadas à água, saneamento e serviços de saúde. A segunda visa o desenvolvimento de um pacote de assistência material e de apoio aos haitianos mais diretamente afetados pela doença.

Nesta terça-feira, o secretário Guterres também fez outras duas nomeações: a chilena María Soledad Cisternas Reyes será a enviada especial da ONU para Deficiência e Acessibilidade e Jayathma Wickramanayake, do Sri Lanka (Ceilão) será a nova enviada especial do secretário-geral para Juventude. 

(Agência Brasil)

Veja Também