Diplomata russo liderará novo escritório antiterrorismo das Nações Unidas

A nomeação de Voronkov ocorre apenas seis dias após a criação do Escritório para a Luta contra o Terrorismo da ONU

Postado em: 21-06-2017 às 17h30
Por: Caio Marx
Imagem Ilustrando a Notícia: Diplomata russo liderará novo escritório antiterrorismo das Nações Unidas
A nomeação de Voronkov ocorre apenas seis dias após a criação do Escritório para a Luta contra o Terrorismo da ONU

O secretário-geral da ONU, António Guterres, nomeou nesta quarta-feira (21) o russo Vladimir Ivanovich Voronkov para comandar o Escritório de Luta contra o Terrorismo das Nações Unidas, criado na última quinta-feira (15).

Voronkov ocupará o cargo de secretário-geral adjunto do escritório, no qual exercerá, segundo a ONU, liderança estratégica nos esforços das Nações Unidas de luta contra o terrorismo, bem como participará do processo de tomada de decisões do organismo internacional.

A nomeação de Voronkov ocorre apenas seis dias após a criação do Escritório para a Luta contra o Terrorismo da ONU, uma proposta de Guterres para melhorar a eficácia do trabalho antiterrorismo da organização, oferecer uma maior coordenação e aumentar a visibilidade destes esforços.

Desde a sua criação, a Rússia já tinha mostrado um forte interesse em liderar este escritório, segundo fontes diplomáticas.

“Voronkov traz para o cargo 30 anos de experiência no Serviço de Relações Exteriores, trabalhando principalmente nas Nações Unidas, bem como em posições que vão desde diplomacia pública a assuntos de desenvolvimento social e econômico e assuntos intergovernamentais”, disse a ONU.

Perfil

Atualmente, Voronkov é embaixador e representante permanente da Rússia frente às organizações internacionais em Viena e, sob sua liderança, seu país lançou vários projetos com o Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (Unodc) e com a sua divisão antiterrorista.

Voronkov também foi diretor do Departamento de Cooperação Europeia de 2008 a 2011, quando liderou a delegação da Rússia nas negociações com a União Europeia para obter um regime livre de vistos.

O diplomata começou sua carreira em 1989 no Ministério de Relações Exteriores russo, onde ocupou os cargos de representante especial adjunto para a Federação Russa da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), subdiretor do Departamento de Pessoal e subdiretor da Missão da Rússia na Embaixada da Polônia.

O novo secretário-geral adjunto obteve doutorado na Universidade Estatal de Moscou e publicou vários artigos científicos sobre assuntos internacionais. (Agência Brasil)

Veja Também