Quinta-feira, 28 de março de 2024

Triplo ataque suicida do Boko Haram deixa 13 mortos na Nigéria

As suspeitas é que o ataque tenha sido realizado por supostos membros da organização terrorista Boko Haram em Maiduguri, no nordeste da Nigéria

Postado em: 23-10-2017 às 09h30
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Triplo ataque suicida do Boko Haram deixa 13 mortos na Nigéria
As suspeitas é que o ataque tenha sido realizado por supostos membros da organização terrorista Boko Haram em Maiduguri, no nordeste da Nigéria

Pelo menos 13 pessoas morreram e outras 18 ficaram feridas em um triplo ataque suicida realizado por supostos membros da organização terrorista Boko Haram em Maiduguri, no nordeste da Nigéria. As informações foram confirmadas à Agência EFE por fontes policiais nesta segunda-feira (23).

O atentado, que aconteceu ontem (22) à noite, foi executado nos arredores da cidade por um homem e duas mulheres que detonaram as cargas explosivas que portavam e também morreram na explosão, disse o porta-voz da polícia regional, Victor Isuku.

Continua após a publicidade

“Não há dúvida que o Boko Haram é o responsável, este é seu modus operandi”, indicou Isuku.

Este atentado é o mais letal de todo o mês de outubro no estado de Borno, cuja capital é Maiduguri, uma das cidades mais assediadas por este grupo jihadista.

O governo nigeriano enviou chefes do Exército ao Nordeste do país para lutar contra o Boko Haram, que aumentou seus ataques na região após as operações militares que os expulsaram das áreas que ocupavam no ano passado.

O Boko Haram, que significa em línguas locais ‘educação não islâmica é pecado’, luta para impor um Estado Islâmico na Nigéria, país de maioria muçulmana no Norte e predominantemente cristão no Sul.

O grupo adquiriu notoriedade internacional, inclusive antes de proclamar-se simpático ao Estado Islâmico (EI) na África, ao declarar seu próprio califado islâmico no Norte da Nigéria.

Desde que a polícia matou em 2009 o então líder do Boko Haram, Mohamed Yusuf, os radicais mantêm uma sangrenta campanha na qual assassinaram mais de 20 mil pessoas, enquanto cerca de 1,9 milhão se viram obrigados a abandonar seus lares. 

Informações Agência Brasil e Agência EFE. (Foto: Reprodução)

Veja Também