Buscas por desaparecidos no Japão são interrompidas

Bombeiros e policiais continuavam hoje (24) com os trabalhos de resgate de pessoas que poderiam ter ficado soterradas sob a neve perto do vulcão Motoshirane, na província de Gunma, norte de Tóquio

Postado em: 24-01-2018 às 09h00
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Buscas por desaparecidos no Japão são interrompidas
Bombeiros e policiais continuavam hoje (24) com os trabalhos de resgate de pessoas que poderiam ter ficado soterradas sob a neve perto do vulcão Motoshirane, na província de Gunma, norte de Tóquio

Os serviços de emergência interromperam temporariamente, nesta quarta-feira (24), a busca por desaparecidos na estação de esqui do Japão, atingida por uma erupção vulcânica e uma avalanche, após detectar terremotos vulcânicos que poderiam sugerir uma nova erupção.

Bombeiros e policiais continuavam hoje (24) com os trabalhos de resgate de pessoas que poderiam ter ficado soterradas sob a neve perto do vulcão Motoshirane, na província de Gunma, norte de Tóquio, onde ocorreu uma erupção repentina ontem, deixando um morto e pelo menos dez feridos.

Continua após a publicidade

A busca foi interrompida depois que novos tremores foram detectados e será retomada quando os especialistas enviados ao local para estudar a erupção determinarem que a situação se estabilizou, informou a emissora estatal NHK.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) insistiu na necessidade de ficar longe do vulcão e manteve o alerta 3, em uma escala de 5 (que recomenda não se aproximar do monte), pois este poderia entrar novamente em erupção e lançar resíduos como os que causaram a morte de uma pessoa.

A agência detectou mais de 600 terremotos vulcânicos ontem, mas não tinha registrado nenhum desde a meia-noite até as 9h (hora local). Depois disso, registrou sete de diferentes magnitudes, segundo as últimas medições publicadas.

A única morte – de um militar, de 49 anos – ocorreu na estação de esqui pela erupção do vulcão próximo e a avalanche quase simultânea.

Mais seis militares que faziam exercícios nos arredores ficaram feridos, da mesma forma que cinco esquiadores, atingidos por detritos vulcânicos enquanto se deslocavam em um teleférico. 

Informações Agência Brasil. (Foto: Reprodução)

Veja Também