Exército insraelense faz ataque em grande escala contra alvos iranianos na Síria

Durante o ataque, a Síria disparou entre 16 e 20 mísseis, pela segunda vez neste sábado, contra a aviação israelense, o que ativou os alarmes antiaéreos nos territórios ocupados das Colinas do Golã

Postado em: 10-02-2018 às 11h30
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Exército insraelense faz ataque em grande escala contra alvos iranianos na Síria
Durante o ataque, a Síria disparou entre 16 e 20 mísseis, pela segunda vez neste sábado, contra a aviação israelense, o que ativou os alarmes antiaéreos nos territórios ocupados das Colinas do Golã

O Exército de Israel fez neste sábado (10) um ataque em grande escala contra alvos iranianos e sírios em Damasco, após a queda de um avião israelense em um enfrentamento prévio no qual a Síria disparou, em fato pouco habitual, contra Israel.

“Doze alvos, entre eles baterias de defesa aérea e alvos iranianos que fazem parte do estabelecimento militar do Irã na Síria, foram atacados”, informou o Exército, em comunicado.

Continua após a publicidade

Durante o ataque, a Síria disparou entre 16 e 20 mísseis, pela segunda vez neste sábado, contra a aviação israelense, o que ativou os alarmes antiaéreos nos territórios ocupados das Colinas do Golã, ao norte de Israel.

Durante a madrugada, um drone controlado de uma infraestrutura iraniana na cidade síria de Palmira entrou em espaço aéreo israelense, explicou a um grupo de jornalistas o porta-voz militar Jonathan Conricus, assegurando que o aparelho tinha o objetivo de desenvolver “atividades militares”.

srael atacou, uma hora mais tarde, essas instalações e o sistema antimísseis sírio respondeu contra a aviação israelense, o que indica que “a Síria decidiu implicar-se, embora o ataque estivesse dirigido a infraestruturas iranianas”, declarou Conricus.

No ataque, um avião israelense foi “provavelmente” atingido pelas baterias antimísseis sírias, disse o Exército, que ainda investiga o incidente. O avião caiu em território israelense, ao norte da Galileia.

Os pilotos, que abandonaram o avião antes da queda, foram levados a um centro de saúde de Haifa, um deles gravemente ferido.

Uma hora mais tarde, Israel respondeu com um ataque em grande escala tanto contra alvos iranianos quanto sírios, oito deles da Quarta Divisão das Forças Armadas da Síria.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está sendo informado da situação em reunião de emergência.

Após os ataques de hoje, Israel disse que ” está preparado para todos os cenários” e que “continuará atacando enquanto for necessário”. 

Informações Agência Brasil. (Foto: Reprodução)

Veja Também