Diplomatas russos expulsos por governo britânico saem do país

Na semana passada, a primeira-ministra britânica, Theresa May, comunicou, na Câmara dos Comuns do Parlamento, a expulsão dos funcionários em represália pelo envenenamento dos Skripal

Postado em: 20-03-2018 às 10h20
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Diplomatas russos expulsos por governo britânico saem do país
Na semana passada, a primeira-ministra britânica, Theresa May, comunicou, na Câmara dos Comuns do Parlamento, a expulsão dos funcionários em represália pelo envenenamento dos Skripal

Os 23 diplomatas russos expulsos pelo governo britânico devido ao envenenamento do ex-espião Sergei Skripal e de sua filha Yulia deixaram nesta terça-feira (20) o Reino Unido, ao terminar o prazo dado pelas autoridades do país.

Na semana passada, a primeira-ministra britânica, Theresa May, comunicou, na Câmara dos Comuns do Parlamento, a expulsão dos funcionários em represália pelo envenenamento dos Skripal com um agente nervoso de fabricação russa.

Continua após a publicidade

Ao fim do prazo, os diplomatas se despediram de seus colegas de embaixada, segundo imagens divulgadas pelos veículos de imprensa.

Moscou negou envolvimento no envenenamento do ex-espião e de sua filha, ocorrido no último dia 4 de março em Salisbury, no sul da Inglaterra, pelo qual ambos ainda permanecem hospitalizados em estado grave.

Segundo imagens de televisão, os diplomatas foram vistos deixando a delegação com malas, crianças e também alguns animais de estimação.

Hoje, o líder trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, defendeu a necessidade de continuar trabalhando com a Rússia, apesar de tudo indicar que esse país foi responsável pelo ataque ao ex-espião.

Em declarações à Radio 4 da BBC, o líder do primeiro partido da oposição britânica defendeu a importância de continuar dialogando com o presidente russo, Vladimir Putin, após as críticas que recebeu nos últimos dias, tanto do governo quanto de alguns deputados trabalhistas, por não ter culpado abertamente a Rússia pelo envenenamento dos Skripal.

Na semana passada, Corbyn pediu a May que atue “com calma” e tenha uma atitude “comedida”, depois que ela anunciou a expulsão dos diplomatas russos do Reino Unido.

Londres identificou a substância utilizada em Salisbury como um agente nervoso do tipo Novichok, de fabricação russa. 

Informações Agência Brasil. (Foto: Reprodução)

Veja Também