Quinta-feira, 28 de março de 2024

População é obrigada a deixar residências após erupção de vulcão

O governador David Ige afirmou que a Guarda Nacional foi ativada para ajudar na retirada das pessoas antes que a lava alcançasse prédios e residências

Postado em: 04-05-2018 às 10h55
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: População é obrigada a deixar residências após erupção de vulcão
O governador David Ige afirmou que a Guarda Nacional foi ativada para ajudar na retirada das pessoas antes que a lava alcançasse prédios e residências

O governo do Havaí, a ilha norte-americana na costa leste do Pacífico, ordenou na noite dessa quinta-feira (3) a saída obrigatória de moradores de uma região do estado chamada de “Big Island.” (grande ilha), porque o vulcão Kilauea entrou em erupção.  Segundo as autoridades locais, pelo menos 1.800 pessoas receberam ordem de evacuação obrigatória.

O governador David Ige afirmou que a Guarda Nacional foi ativada para ajudar na retirada das pessoas antes que a lava alcançasse prédios e residências.  A área isolada tem quase 6.400 hectares.

Continua após a publicidade

A defesa civil afirmou hoje que não recebeu até o momento a informação de feridos ou de pessoas que não tenham atendido ao chamado de saída.

Entretanto a lava do vulcão já causou danos em propriedades na área afetada pela erupção.  A imprensa local mostra que a várias árvores foram incendiadas e queimadas pela descida da lava e do fogo. Imagens aéreas mostraram o caminho que percorreu até atingir a zona construída da região.

O vulcão Kilauea entrou em erupção ainda durante a tarde dessa quinta-feira, já noite no Brasil.   Alguns vídeos postados por internautas mostraram o magma sendo lançado das fendas do vulcão, que provocaram também rachaduras em avenidas.

Além dos incêndios, outra preocupação da defesa civil é com relação à qualidade do ar, há alta concentração de dióxido de carbono pelas queimadas e enxofre.

O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo e fica dentro do parque Nacional dos Vulcões do Havaí.  Desde a segunda-feira (30) o vulcão já dava sinais de atividade, devido aos pequenos tererremotos de intensidade leve, que foram registrados na região.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos foram registrados 250 terremotos na escala  Richter nos últimos quatro dias. O último deles, na quinta-feira, antes da erupção chegou a 5ºC na escala Richter.

O Havaí possui 5 vulcões, a maioria deles, considerados extintos por que não entram em erupção há mais de 200 anos. O Kilauea, por sua vez, está em plena atividade. Segundo o Parque Nacional de Vulcões da ilha, houve pelo menos duas erupções grandes na região além desta, uma em 1924 e outra em meados de 1955. 

Fonte Agência Brasil

Veja Também