Atentado no Afeganistão deixa 14 mortos e 45 feridos

Khogyanai confirmou que se trata de um ataque suicida, sem oferecer mais detalhes sobre uma ação que ocorre no último dia do cessar-fogo decretado pelos talibãs

Postado em: 18-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Atentado no Afeganistão deixa 14 mortos e 45 feridos
Khogyanai confirmou que se trata de um ataque suicida, sem oferecer mais detalhes sobre uma ação que ocorre no último dia do cessar-fogo decretado pelos talibãs

Pelo menos 14 pessoas morreram e outras 45 ficaram feridas neste domingo (17) em um atentado suicida cometido no centro da cidade de Jalalabad, capital da província de Nangarhar, no Leste do Afeganistão.

O porta-voz do governador provincial, Attaullah Khogyanai, confirmou que se trata de um ataque suicida, sem oferecer mais detalhes sobre uma ação que ocorre no último dia do cessar-fogo decretado pelos talibãs por causa do Eid Al-Fitr ou festividade do final do Ramadã.

Continua após a publicidade

Um atentado suicida ocorrido no domingo (16) a cerca de 15 quilômetros de Jalalabad e reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) deixou 25 mortos e 54 feridos no local onde estavam reunidos um grupo de talibãs e civis para celebrar o cessar-fogo.

O presidente afegão, Ashraf Gani, declarou na semana passada um cessar-fogo unilateral depois que cerca de 2 mil ulemás emitiram uma fatwa (pronunciamento legal no Islã) na qual declaravam”ilegítimo” o conflito, uma medida que ontem foi prolongada por um período indeterminado.

Dois dias depois do anúncio de Gani, os talibãs anunciaram uma trégua de três dias por ocasião da festividade do Eid Al-Fitr, que termina meia-noite.

Nangarhar é considerado o reduto do Estado Islâmico desde sua chegada no país em 2015. (EFE Cabul) 

Veja Também