Rússia considera “alarmante” novo caso de envenenamento no Reino

De acordo com a polícia britânica, o novo caso de envenenamento, com um agente nervoso de procedência russa, aconteceu no último dia 30 no condado britânico de Wiltshire, no sul da Inglaterra

Postado em: 05-07-2018 às 09h14
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Rússia considera “alarmante” novo caso de envenenamento no Reino
De acordo com a polícia britânica, o novo caso de envenenamento, com um agente nervoso de procedência russa, aconteceu no último dia 30 no condado britânico de Wiltshire, no sul da Inglaterra

O governo da Rússia tachou nesta quinta-feira de “alarmante” o novo caso de envenenamento produzido no condado de Wiltshire, no Reino Unido, no qual, segundo o governo britânico, foi utilizado o mesmo agente tóxico que provocou o envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha Yulia há três meses na cidade de Salisbury, que faz parte do mesmo condado.

“É uma notícia muito alarmante que, certamente, gera grande preocupação devido a incidentes similares que já ocorreram mais de uma vez no Reino Unido”, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov.

Continua após a publicidade

De acordo com a polícia britânica, o novo caso de envenenamento, com um agente nervoso de procedência russa, aconteceu no último dia 30 no condado britânico de Wiltshire, no sul da Inglaterra, afetando dois britânicos.

Peskov acrescentou que o alarme se deve à repetição do uso “deste tipo de substância” na Europa.

“No entanto, por outro lado, ainda não dispomos de informação sobre quais substâncias foram utilizadas (em Wiltshire) e como”, afirmou o porta-voz do Kremlin.

Além disso, Peskov reiterou que a Rússia “negou categoricamente, e mantém tal posição” sobre sua suposta relação com o envenenamento de Skripal e sua filha em Salisbury.

O porta-voz afirmou que Moscou se ofereceu, desde o princípio, para investigar conjuntamente com Londres o incidente em Salisbury, mas “a proposta ficou sem qualquer resposta”.

O ex-espião russo de 67 anos e sua filha de 33 foram envenenados em 4 de março com o agente tóxico Novichok em um ataque que, segundo o governo britânico, foi orquestrado pela Rússia.

Em represália, o Reino Unido expulsou dezenas de diplomatas russos, enquanto Moscou negou qualquer vínculo com os fatos e fez o mesmo com diplomatas britânicos.

Os Skripal permaneceram internados por semanas no hospital Salisbury District – antes de receberem alta, ela em 10 de abril e ele em 18 de maio -, o mesmo centro de saúde onde agora estão internados em estado crítico o homem e a mulher envenenados.

Fonte: Agência EFE 

Veja Também