China anuncia medidas de retaliação contra tarifas dos EUA

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lu Kang, anunciou o início dessas medidas, em Pequim, mas não deu detalhes

Postado em: 07-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: China anuncia medidas de retaliação contra tarifas dos EUA
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lu Kang, anunciou o início dessas medidas, em Pequim, mas não deu detalhes

A China anunciou nesta sexta-feira (6) que iniciou “de forma imediata” medidas de represália contra importações de produtos americanos, após a entrada em vigor nos Estados Unidos (EUA) de tarifas a mercadorias chinesas importadas, no valor de US$ 34 bilhões.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lu Kang, anunciou, durante entrevista coletiva em Pequim, o início dessas medidas, mas não deu detalhes sobre sua quantia nem o número de produtos afetados.

“Depois que os EUA ativaram suas medidas tarifárias contra a China, as medidas da China contra os EUA também foram feitas imediatamente”, confirmou Lu, três horas depois da entrada em vigor das tarifas americanas aos produtos chineses.

Continua após a publicidade

As autoridades do país já tinham adiantado que, se Washington aplicasse essa rodada de encargos, dirigida principalmente a produtos industriais e tecnológicos de alto valor agregado, Pequim responderia com a aplicação de tarifas sobre produtos americanos pelo mesmo valor, ou seja, US$ 34 bilhões.

Esses seriam principalmente produtos agrícolas, especialmente a soja, e outros bens de consumo como automóveis e uísque, embora hoje não tenha especificado os produtos em que as taxas foram aplicadas.

O porta-voz do ministério afirmou que “uma guerra comercial não beneficiará ninguém” e que as pressões e ameaças não levarão a lugar algum.

“Não queremos ver uma escalada dos atritos comerciais”, afirmou Lu Kang, dizendo que a China tentou convencer os EUA a “construir a globalização de forma objetiva e resolver as disputas apropriadamente por meio do diálogo”.

Lu não informou quando foi a última vez que Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, conversaram por telefone sobre esse assunto, mas afirmou que “as autoridades americanas estão plenamente conscientes da posição chinesa”.

O porta-voz lamentou que os EUA tenham violado as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) e alertou que suas medidas afetarão tanto a multinacionais quanto a pequenas e médias empresas, e terão impacto sobre toda a economia. (Agência Brasil) 

Veja Também