El Salvador e Guatemala vão “priorizar” segurança dos migrantes

O presidente da Guatemala, Jimmy Morales, e o vice-presidente de El Salvador, Óscar Ortiz, decidiram nessa segunda-feira (5) dar “prioridade” à segurança

Postado em: 07-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: El Salvador e Guatemala vão “priorizar” segurança dos migrantes

O presidente da Guatemala, Jimmy Morales, e o vice-presidente de El Salvador, Óscar Ortiz, decidiram nessa segunda-feira (5) dar “prioridade” à segurança dos centro-americanos que partiram rumo aos Estados Unidos, dos países do Triângulo Norte, nas caravanas de migrantes nas últimas semanas.

Segundo informou a Casa Presidencial de El Salvador, após uma reunião privada entre Morales e Ortiz na noite de ontem, seus governos, juntamente com o de Honduras, “determinaram como prioridade a segurança dos migrantes e que se estabeleça um protocolo” para trocar informação entre países sobre as condições dos integrantes das caravanas.

Continua após a publicidade

Os governos do Triângulo Norte buscarão, além disso, informação sobre as pessoas que organizaram as caravanas, “para que sejam verificados os fatos e os responsáveis”. O êxodo começou em Honduras, em meados de outubro, e teve a adesão de salvadorenhos na semana passada.

O encontro entre Ortiz e Morales ocorreu em El Salvador, horas depois de o presidente da Guatemala se reunir com o de Honduras, Juan Orlando Hernández, com quem também tratou da situação migratória atual dos centro-americanos.

Cerca de 7 mil pessoas saíram dos países do Triângulo Norte no último dia 13 de outubro, fugindo da violência das quadrilhas e buscando uma vida melhor que a que lhes oferecem seus países de origem. (Agência Brasil)

Veja Também