EUA suspende reunião com uma delegação da Coreia do Norte

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, anunciou ontem (7) a suspensão do encontro marcado para esta semana em Nova

Postado em: 08-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: EUA suspende reunião com uma delegação da Coreia do Norte

Mike Pompeo não revelou os motivos da suspensão da reunião

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, anunciou ontem (7) a suspensão do encontro marcado para esta semana em Nova York com uma delegação da Coreia do Norte. Ele não revelou os motivos.

“A reunião do secretário de Estado Michael Pompeo com funcionários da República Democrática Popular da Coreia, programada para esta semana em Nova York, ocorrerá em data posterior”, afirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert.

Continua após a publicidade

O governo americano não detalhou as causas que motivaram a suspensão do encontro com o responsável pela inteligência norte-coreana, Kim Yong-chol, nem para quando será remarcado. “Voltaremos a convocá-lo quando nossos respectivos calendários permitirem”, comunicou Nauert.

Ressaltou que as conversas entre ambas as partes seguem acontecendo e que o governo do presidente Donald Trump “continua centrado em cumprir os compromissos estipulados” com o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Advertência

No domingo (4), Pompeo minimizou a importância da advertência feita no dia anterior por Pyongyang, que ameaçou em comunicado reativar seu programa atômico “se os Estados Unidos mantiverem seu comportamento arrogante sem mostrar nenhuma mudança na sua posição”.

Foi, então, que também anunciou o novo encontro que acabou sendo suspenso hoje.

O objetivo da reunião seria concretizar uma segunda cúpula entre os presidentes de ambos países, Donald Trump e Kim Jong-un, para destravar o diálogo para a desnuclearização de Pyongyang, que se iniciou durante a histórica reunião de junho em Cingapura.

Trump expressou sua vontade de programar em breve essa segunda cúpula, mas seu assessor de segurança nacional, John Bolton, declarou recentemente que a reunião poderia ser atrasada para o início de 2019, o que dilataria o processo de diálogo.

Pompeo visitou Pyongyang há um mês para preparar essa cúpula e se reuniu com Kim Jong-un, mas não deu sinais de que a reunião tivesse produzido grandes avanços em relação a um segundo encontro de governantes. (Agência Brasil)

Veja Também