Quinta-feira, 28 de março de 2024

Tá cansadão da vida? Que tal passar um período sabático na Antártida?

Airbnb procura cinco voluntários para participar de uma missão de pesquisa científica na Antártida. Foto: Pixabay

Postado em: 24-09-2019 às 10h00
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Tá cansadão da vida? Que tal passar um período sabático na Antártida?
Airbnb procura cinco voluntários para participar de uma missão de pesquisa científica na Antártida. Foto: Pixabay

Aline Bouhid

Essa é para você que está cansado dessa vida e quer uma oportunidade de viajar. E, para contrabalançar esse calor de Goiânia, só indo para a Antártida. Hoje (24), o Airbnb e a Ocean Conservancy anunciam o “Sabático na Antártida”. É uma oportunidade única para cinco pessoas viajarem ao continente mais remoto da Terra e se juntarem à cientista Kirstie Jones-Williams em uma missão inédita de pesquisa científica em dezembro. 

Para se inscrever, não são necessárias qualificações formais, apenas espírito aventureiro, paixão pelo meio ambiente e disposição. Os interessados devem acessar o site airbnb.com.br/sabbatical  e preencher o formulário de inscrição. O Airbnb informa que é importante ler atentamente os termos de seleção disponíveis no site. Candidatos devem ter mais de 18 anos, ter disponibilidade para viajar para o Chile e a Antártida por um mês, de novembro a dezembro de 2019, para realizar trabalho voluntário e falar inglês em nível de conversação.  

Continua após a publicidade

De acordo com o Airbnb, os cinco voluntários vão coletar amostras de neve para saber até que ponto os microplásticos chegaram ao interior da Antártida. Com isso, os viajantes vão trazer informações sobre como a comunidade global pode ajudar a proteger a Antártida e o planeta. “A maioria das pessoas pensa na Antártida como um continente intocado e isolado, mas evidências recentes mostram que até mesmo os locais mais remotos são afetados pela poluição plástica”, diz a cientista Kirstie Jones-Williams. 

“Essa expedição nos ajudará a entender os trajetos do microplástico até chegar a regiões remotas, como a Antártida, e ela ocorre em um momento muito importante para destacar nossa responsabilidade de proteger o mundo natural. Será um trabalho árduo, com o rigor científico exigido durante condições de inverno implacáveis. Estamos procurando pessoas apaixonadas, com um senso de cidadania global, empolgadas para fazer parte da equipe e voltar para casa e compartilhar nossas descobertas com o mundo”, acrescenta.

Na expedição de um mês, os viajantes vão:

●     Participar de um treinamento de imersão em Punta Arenas, no Chile, onde irão se preparar em cursos de glaciologia e amostragem de campo, assim como trabalho de laboratório e prática de equipamentos.

●     Voar para a Antártida para iniciar sua missão científica, pousando em uma pista de gelo azul formada naturalmente no interior do continente onde a pesquisa será conduzida.

●     Coletar amostras de neve do interior da Antártida e estudá-las para determinar o quanto os resíduos e a poluição viajaram pelo mundo.

●     Visitar o Polo Sul, onde podem dar a volta ao mundo em poucos passos.

●     Aproveitar a oportunidade para explorar a beleza de lugares da Antártida como Drake Icefall, Charles Peak Windscoop e Elephant’s Head para aprender sobre a geografia do continente.

●     Retornar ao Chile, onde continuarão a estudar suas descobertas e trabalhar com a Ocean Conservancy para se tornarem embaixadores pela proteção dos oceanos. Na função de defensores, eles vão fornecer informações sobre como a comunidade do Airbnb e outras pessoas podem ajudar a minimizar o impacto plástico coletivo e apoiar a missão da Ocean Conservancy.

“A parceria com o Airbnb no Sabático na Antártida é uma oportunidade incrível para continuar nossa luta contra o plástico oceânico e aumentar a conscientização sobre esse problema”, explica Janis Searles Jones, CEO da Ocean Conservancy. “Por meio do nosso Dia Mundial de Limpeza de Praias  anual, em que voluntários não só coletam lixo de praias e vias aquáticas no mundo inteiro, mas também registram todos os itens em nosso banco de dados global, a Ocean Conservancy mantém uma longa história de trabalho com voluntários, e estamos ansiosos para aplicar os resultados desta expedição a soluções globais.”

“A forma como vivemos e viajamos tem implicações duradouras para o meio ambiente”, afirma Chris Lehane, vice-presidente sênior de política global e comunicação do Airbnb. “Juntos, como uma comunidade global, podemos causar impacto e organizar viagens responsáveis. Nossa esperança é inspirar mais viajantes a respeitar os destinos que visitam e apreciar como suas ações estão profundamente conectadas ao nosso planeta.”

A seleção final dos cinco cidadãos cientistas será anunciada em 30 de outubro. O programa está aberto a residentes nos seguintes países e regiões: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Dinamarca, Dubai, Espanha, EUA, França, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Malásia, México, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Rússia, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia e Taiwan. 

* Com informações da Assessoria do Airbnb

Veja Também