Dois terremotos deixam mortos na Indonésia e na Turquia nesta quinta-feira (26)

Esta quinta-feira (26) amanheceu com tragédias climáticas. Dois sismos foram sentidos em regiões distintas do Globo: na Indonésia e na Turquia. Foto: Internet/Terremoto Indonésia 2018

Postado em: 26-09-2019 às 11h30
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Dois terremotos deixam mortos na Indonésia e na Turquia nesta quinta-feira (26)
Esta quinta-feira (26) amanheceu com tragédias climáticas. Dois sismos foram sentidos em regiões distintas do Globo: na Indonésia e na Turquia. Foto: Internet/Terremoto Indonésia 2018

Aline Bouhid

Esta quinta-feira (26) amanheceu com tragédias climáticas. Dois sismos foram sentidos em regiões distintas do Globo: na Indonésia e na Turquia. De acordo com a Agence France-Presse (AFP), até agora foram contabilizados 20 mortos na Indonésia. Na Turquia, o tremor foi sentido a 70km a oeste da cidade e ainda não existem relatos de feridos.

A magnitude do sismo registrado na Indonésia foi de 6.5 na Escala Richter.  O tremor afetou edifícios, incluindo uma universidade e provocou deslizamento de terra, de acordo com agência de notícias. As autoridades locais da Indonésia ainda não emitiram alerta para possíveis tsunamis. 

Continua após a publicidade

De acordo com o US Geological Survey (USGS), o epicentro do terremoto foi registrado cerca de 37 quilômetros a nordeste de Ambon, na província de Maluku, na Indonésia, a uma profundidade de 29 quilômetros. A Indonésia faz parte do “Anel de Fogo do Pacífico”, uma área importante na bacia do Oceano Pacífico, que é uma zona sísmica, conhecida por seus poderosos terremotos. Em 2018, o poderoso tsunami, desencadeado por uma erupção vulcânica, atingiu as áreas costeiras da Indonésia no Estreito de Sunda, matando 430 pessoas e ferindo mais de 1.400.

O terremoto de Istambul foi de magnitude menor 5.7 na escala Richter. A intensidade também foi confirmada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos. Testemunhas disseram à agência ter sentido prédios tremerem na cidade, mas não há relatos de danos ou vítimas. Escolas e prédios foram esvaziados temporariamente.

* Com informações da AFP e G1

 

Veja Também