A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Use of undefined constant v - assumed 'v'

Filename: controllers/noticia.php

Line Number: 85

MUNDO - Irã volta a enriquecer Urânio próximo à capital
Quarta-feira, 13 de novembro de 2019
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Mundo

Irã volta a enriquecer Urânio próximo à capital

Postado em: 05-11-2019 às 09h00
Essa é uma nova redução dos compromissos assumidos pelo país com a comunidade internacional a respeito de seu programa nuclear. Foto: Internet

Aline Bouhid

O presidente do Irã, Hassan Rohani, anunciou nesta terça-feira (5) que vai voltar a enriquecer Urânio na central de Fordo (180 km ao sul de Teerã), inativa desde a entrada em vigor do acordo de Viena sobre o programa nuclear iraniano assinado em 2015. Essa é uma nova redução dos compromissos assumidos pelo país com a comunidade internacional a respeito de seu programa nuclear. 

Esta é uma resposta à saída do governo dos Estados Unidos do acordo de Viena em 2018, indicou o presidente iraniano. A retirada dos Estados Unidos e a política de "pressão máxima" do governo do presidente Donald Trump contra Teerã privam o Irã dos benefícios econômicos que esperava obter com o acordo. 

O presidente apresentou ainda um novo prazo de dois meses aos Estados signatários do acordo de Viena (Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Alemanha) para uma resposta aos pedidos do Irã. Caso isto não aconteça, o país reduzirá ainda mais seus compromissos. Com o acordo, Teerã aceitou reduzir drasticamente suas atividades nucleares - para garantir seu caráter exclusivamente civil - em troca de uma suspensão das sanções internacionais que asfixiam sua economia.

A República Islâmica afirma que deseja a sobrevivência do acordo a está disposta a voltar a aplicar completamente seus compromissos, desde que as outras partes respeitem os próprios compromissos, adotando medidas concretas para responder a seus pedidos e permitindo especialmente a exportação do petróleo iraniano. 

* Com informações da EFE

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar