A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Use of undefined constant v - assumed 'v'

Filename: controllers/noticia.php

Line Number: 85

MUNDO - China vai restringir jogos on-line em 90 minutos por dia útil
Quarta-feira, 13 de novembro de 2019
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Mundo

China vai restringir jogos on-line em 90 minutos por dia útil

Postado em: 08-11-2019 às 09h00
O governo chinês informou que vai restringir o horário de os menores de idade praticarem jogos online durante 90 minutos por dia útil. Foto: Agência Brasil

Aline Bouhid

Como parte dos esforços para evitar o vício em jogos, o governo chinês informou que vai restringir o horário de os menores de idade praticarem jogos online durante 90 minutos por dia útil. A agência estatal de notícias Xinhua informou que a medida foi anunciada nesta semana. O vício em games é quando compromete as atividades básicas do cotidiano, como higiene pessoal, alimentação, trabalho e/ou estudos, vida social e etc. Além disso, a pessoa chega ao ponto em que continua ou aumenta a frequência do jogar apesar da ocorrência de consequências negativas. Esses descontrole do ato de jogar deve ser recorrente por mais de 12 meses. 

O regulamento do governo Chinês determina que jovens com 18 anos ou menos não poderão praticar jogos online entre as 22h e as 8h. Eles poderão jogar até três horas nos fins de semana e feriados. Os usuários de jogos online deverão fazer um registro com o nome real e outras informações de identificação. Um sistema para validar esses dados pessoais foi implantado. A agência diz ainda que caso os provedores de jogos online não cumpram os novos regulamentos, poderão ter suas autorizações de empreendimento revogadas. 

Antes de estigmatizar os jovens que gostam de games, especialistas indicam que jogos virtuais e games podem trazer uma série de benefícios, melhorando o raciocínio lógico, a tolerância a frustrações; agilidade; coordenação e atenção. Não existe uma causa conhecida ou específica para o vício em games: e sim uma somatórias de fatores que aumentam as chances da pessoa desenvolver o distúrbio. Ou seja, não basta que a pessoa se exponha muito ao game, pois muitas pessoas jogam todos os dias e não apresentam o quadro.

Veja abaixo os principais fatores de risco para o vício em games:

Fatores biológicos

Algumas pessoas possuem estruturas neuronais e/ou biológicas que fazem com que a pessoa:

Tenha dificuldades para deixar de jogar ou interromper o jogo

Sofrer muito quando não está jogando

Tenha uma necessidade cada vez maior de jogar quantidade maiores de tempo ou por mais recompensas.

Normalmente essas particularidades biológicas estão ligadas ao mecanismo de recompensa do cérebro, e funcionam de forma semelhante ao vício por substâncias, como o alcoolismo, tabagismo ou vício por outras drogas. Acredita-se que isso pode estar relacionado a uma predisposição genética.

Isso ocorre porque o ato de jogar libera um neurotransmissor chamado dopamina, responsável pelo prazer imediato. Portanto, o jogo é um objeto que, de alguma forma e em alguns casos, pode ser comparado a uma droga.

Além disso, crianças e adolescentes têm um risco biológico maior, já que é nessa fase que os seus mecanismos neurológicos de recompensa estão sendo formados, o que pode aumentar a dificuldade em controlar ou recusar estímulos prazerosos como o jogo.

Fatores psicológicos

Além da predisposição neuronal, algumas características psicológicas podem ajudar no vício de games, como:

Baixa autoestima

Dificuldades de autocontrole

Impulsividade

Déficits em habilidades sociais como de comunicação e manejo de sentimentos desagradáveis

Timidez excessiva

Transtornos mentais como depressão e ansiedade

* Com informações da Agência Brasil e do Portal Tua Saúde

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar