Mundo

Bilionário chinês fundador do Alibaba desaparece após criticar governo da China

Postado em: 17-01-2021 às 12h30
De acordo com a Forbers, pelo menos seis outros grandes empresários ficaram sumidos por um longo tempo depois de serem alvos do Partido Comunista Chinês | Foto: Reprodução

Um dos maiores bilionários do mundo, o dono da gigante do comércio eletrônico Alibaba, Jack Ma, está desaparecido. O fundador do grupo abriria em novembro do ano passado a maior oferta de ações (IPO – termo em inglês) de todos os tempos. Mas o evento foi cancelado pelo governo da China e depois disso Jack não foi mais visto.

O bilionário chinês chegou a fazer críticas aos regulamentos do sistema financeiro da China. Porém, o caso de Jack não é raro. Segundo a revista americana Forbers, pelo menos seis grandes empresários já desapareceram por um longo tempo depois de quebrar regras impostas pelo Partido Comunista Chinês.

O fundador do Alibaba é alvo de uma campanha judicial do governo chinês. O paradeiro de Jack Ma permanece há meses sem conhecimento, o que deixa muitas sobre o futuro legal dele. Durante um fórum empresarial, Jack criticou a legislação financeira do país e a mentalidade de “casa de penhores”.

“Devemos substituir essa mentalidade por um sistema de crédito baseado em big data, empregando as possibilidades tecnológicas atuais”, afirmou o chinês. No entanto, agências internacionais que cobrem a Ásia informam que o chinês está recluso, mas não trazem detalhes.

Alibaba

A empresa fundada por Jack Ma é uma das mais valiosas do mundo, o que fez ele entrar na lista das pessoas mais ricos, poderosas e famosas do planeta. Porém, isso não lhe deixou imune ao controle rígido do regime chinês.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar