Governador reafirma compromisso com a qualidade do serviço de saúde

Marconi disse que atender bem o cidadão é prioridade em seu governo

Postado em: 01-12-2016 às 15h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Governador reafirma compromisso com a qualidade do serviço de saúde
Marconi disse que atender bem o cidadão é prioridade em seu governo

O governador Marconi Perillo reafirmou na manhã de hoje seu compromisso com a oferta de um serviço de saúde pública de qualidade aos cidadãos goianos, durante reunião com representantes da Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir).

Ele ainda confirmou, em encontro no Salão Verde do Palácio das Esmeraldas, sua presença na solenidade de entrega do certificado de Acreditação com Excelência – Nível 3, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), ao Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), na próxima segunda-feira. 

Continua após a publicidade

Marconi disse que atender bem o cidadão é prioridade em seu governo, especialmente na área da Saúde, papel que vem sendo cumprido com muita adequação pelas Organizações Sociais.

A Agir é a Organização Social (OS) responsável pela gestão do Crer, Hugol e HDS. O presidente da entidade, Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, disse que foram discutidos com Marconi possíveis avanços no serviço, que possam continuar garantindo a eficácia e a eficiência no atendimento ao cidadão. 

“O governador disse estar aberto para receber sugestões e para executar todos os pedidos que objetivem a melhoria no serviço que nós fazemos. Todas as nossas sugestões foram bem acolhidas. Esperamos em breve anunciá-las”, comentou Dom Antônio.

Além do presidente, também participaram da reunião os membros da entidade Rui Rocha, Vandeli Alves de Morais, Paulo Afonso Ferreira, Helca de Souza, César Helou e Sérgio Dayer. Dom Antônio classificou a parceria com o governo do Estado como “proveitosa e enriquecedora”. 

“O governador vem se mostrando atento e aberto para nossas demandas. Estamos felizes com o trabalho que estamos realizando”, afirmou, logo após a reunião.

Certificação – Dom Antônio discutiu também com o governador detalhes do evento para a entrega de certificação ao Crer, na próxima segunda. A entrega será feita pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), instituição acreditadora credenciada. 

O evento será às 15 horas, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Com esta certificação, o Crer passa de acreditado pleno Nível 2 para se tornar o primeiro hospital público de Goiás acreditado com Excelência, Nível 3, lembrou dom Antônio.

A ONA é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que certifica a qualidade do serviço de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Essa entidade tem por objetivo promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde, tendo como foco a melhoria da qualidade da assistência no País.

No mês de outubro, o Crer recebeu a visita dos avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão(IQG) e da ONA para fins de recertificação da acreditação plena e upgrade para o nível 03 – acreditado com excelência. 

As equipes avaliaram os processos do Crer, analisaram o envolvimento da Instituição com foco na segurança para os pacientes e profissionais, qualidade na assistência, melhoria contínua, cultura organizacional, dentre outros aspectos e concluíram pela Acreditação com Excelência.

Para a conquista desta Acreditação, o Crer monitorou a eficácia e a integração dos serviços, a partir do mapeamento dos processos das áreas assistenciais e afins.

Levantaram-se os perigos e riscos destes processos, que geraram indicadores para o cumprimento de metas, bem como demonstraram uma política de melhoria contínua, e consequente maturidade institucional.

Dentre as várias linhas de cuidados existentes na reabilitação das pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, cenário em que o Crer é reconhecido como Centro Especializado em Reabilitação nível 4 pelo Ministério da Saúde (CER 4), definiu-se a importância em prover a busca da excelência à pessoa com lesão medular, que representa 30% dos pacientes internados para a reabilitação.

O certificado de Acreditado com Excelência é válido por três anos, e reflete a política de trabalho implantada nos 14 anos de existência do Hospital, confirmando o compromisso dispensado à assistência com qualidade, melhoria contínua e maturidade nos processos. 

Veja Também