Quinta-feira, 28 de março de 2024

Celso de Mello reformula voto que pode afetar Renan Calheiros

A Corte julga nesta tarde se mantém a decisão do ministro

Postado em: 07-12-2016 às 17h00
Por: Toni Nascimento
Imagem Ilustrando a Notícia: Celso de Mello reformula voto que pode afetar Renan Calheiros
A Corte julga nesta tarde se mantém a decisão do ministro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello, decano na Corte, esclareceu hoje (7) que não votou em julgamento anterior pelo afastamento do presidente do Senado, Renan Calheiros, quando a Corte começou a decidir se réus podem ocupar a linha sucessória da presidência da República.

Com a decisão, não há maioria para que o entendimento seja aplicado ao caso de Renan. O critério da maioria foi usado pelo ministro Marco Aurélio para determinar liminarmente o afastamento de Renan do cargo. A Corte julga nesta tarde se mantém a decisão do ministro.

Continua após a publicidade

Na ação original, o partido Rede Sustentabilidade pediu ao STF que declare réus – pessoas que respondem a ação penal – impedidos de ocupar cargos na linha de substituição do presidente da República, formada pelos presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do STF.

O julgamento definitivo sobre o assunto ficou interrompido por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli, com o placar em 6 votos a favor do impedimento, incluindo a manifestação de Celso de Mello. 

(Agência Brasil)

Veja Também