Comissão de Constituição e Justiça aprova Universidade Federal de Jataí

O projeto precisa ser analisado ainda pela Comissão de Finanças e Tributação (UFT) e pelo Plenário da Casa

Postado em: 08-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Comissão de Constituição e Justiça aprova Universidade Federal de Jataí
O projeto precisa ser analisado ainda pela Comissão de Finanças e Tributação (UFT) e pelo Plenário da Casa

Mardem Costa Jr. 

A luta pela criação da Universidade Federal de Jataí (UFJ) ganhou um importante passo nesta quarta-feira (7). A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria a autarquia a partir desmembramento das unidades Riachuelo e Jatobá – Cidade Universitária José Cruciano de Araújo da Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto, que tramita em regime de urgência, precisa ser analisado ainda pela Comissão de Finanças e Tributação (UFT) e pelo Plenário da Casa.

Continua após a publicidade

Pelo texto, ficam transferidos da UFG para UFJ os cursos, os alunos devidamente matriculados e os cargos ocupados no campus até a data de entrada em vigor da lei. Os bens do campus que passará a integrar a Universidade de Jataí também serão transferidos.  A proposta também cria cargos para compor a nova estrutura: 67 técnicos administrativos; 266 funções gratificadas e cargos de direção.

Relator da matéria, o deputado Lucas Vergílio (SD-GO) classificou a criação da UFJ como algo que trará aquecimento à economia, além de melhorar a oferta de educação de qualidade para Jataí e região.  Pela proposta, a administração superior da UFJ será exercida pelo reitor e pelo Conselho Universitário, no âmbito de suas respectivas competências, a serem definidas no seu estatuto e no seu regimento geral.

Um dos articuladores do desmembramento da regional de Jataí Daniel Vilela (PMDB-GO) comemora a aprovação da nova estrutura.  O peemedebista relatou as duas iniciativas na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) e também atuou pela criação da Universidade Federal de Catalão, cujo desmembramento da UFG fora aprovado anteriormente pela CCJ e relatado pelo deputado Fábio Sousa (PSDB-GO).

“Entendemos que a criação das universidades, na modalidade desmembramento, ou seja, com impacto pequeno no orçamento, possibilitará uma verdadeira independência e autonomia dessa instituição de ensino superior com possibilidades muito mais amplas de alavancar os resultados almejados para o desenvolvimento das regiões”, avalia Vilela.

Integração

A unidade de Jataí da Universidade Federal de Goiás foi criada em 1980 pelo então reitor da instituição, professor José Cruciano de Araújo. Inicialmente foi firmado uma parceria com a prefeitura da cidade, que viabilizou a estrutura necessária para a implantação da unidade. O primeiro vestibular, em 1981, ofertou vagas para os cursos de Química (20 vagas), Física (30 vagas) e Matemática (40 vagas). Hoje são disponibilizados 25 cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. 

Veja Também