Autoridades goianas lamentam morte de Teori

Ministro do STF morreu em acidente aéreo na cidade litorânea de Paraty (RJ) nesta quinta-feira (19)

Postado em: 21-01-2017 às 08h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Autoridades goianas lamentam morte de Teori
Ministro do STF morreu em acidente aéreo na cidade litorânea de Paraty (RJ) nesta quinta-feira (19)

Mardem Costa Jr.

A morte trágica do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, vitimado em um acidente aéreo na tarde de quinta-feira (19) na cidade de Paraty (RJ), repercutiu entre os chefes dos três poderes de Goiás. Todos eles lamentarem o falecimento do ministro, ressaltando a postura sóbria, mas combativa dele, há quatro anos no Supremo e que vivia seu ápice ao ser o responsável pela Operação Lava-Jato no STF. 

Zavascki estava prestes a homologar as delações premiadas dos executivos da construtora Odebrecht, com potencial de mexer com políticos de vários partidos e cargos no Executivo e Legislativo. A divulgação oficial da delação da empreiteira estava prevista para fevereiro e poderá atrasar até que um novo relator seja designado pela presidente do STF, ministra Cármem Lúcia.

Continua após a publicidade

O presidente eleito da Assembleia, deputado José Vitti (PSDB), expressou pesar pelo falecimento do ministro do STF por meio da rede social Facebook. “Nosso país e o judiciário brasileiro perde um grande constitucionalista, homem de caráter e índole exemplar. Que Deus possa confortar e fortalecer a todos neste momento”, disse.

Por sua vez, o procurador-geral de Goiás, Lauro Machado, emitiu nota de pesar na qual classifica a morte de Zavascki como um “baque na esperança do povo brasileiro de um efetivo combate à impunidade e à corrupção”. Machado frisa que o Judiciário brasileiro perde um grande representante e que seu legado deve ser preservado e respeitado por seus pares. “Vamos renovar nossas esperanças por um país mais justo, ético e solidário”, finaliza.

O HOJE tentou contato tanto com o atual presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Leobino Valente Chaves quanto com o novo, Gilberto Marques Filho, porém não houve resposta até o fechamento da edição. A assessoria de imprensa do TJGO informou que ambos estavam fora de Goiânia, participando da solenidade de inauguração do Fórum de Firminópolis, a 110 quilômetros da capita goiana.

Marconi

Também por meio do Facebook, o governador Marconi Perillo (PSDB) lamentou o falecimento. “O ministro Teori Zavascki construiu brilhante carreira, conduzindo a magistratura com transparência e ética. Ele se postava com muita sabedoria na definição dos rumos das questões que lhe eram pertinentes. O Brasil perde um homem exemplar. Vamos sentir falta”. 

Veja Também