Projeto propõe lixeiras subterrâneas

A ideia é disponibilizar duas lixeiras para resíduos orgânicos e descartáveis para serem armazenados em caixas subterrâneas

Postado em: 22-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto propõe lixeiras subterrâneas
A ideia é disponibilizar duas lixeiras para resíduos orgânicos e descartáveis para serem armazenados em caixas subterrâneas

Renan Castro

Goiânia poderá contar com lixeiras subterrâneas em parques e jardins. Esta é a proposta do vereador Edson Automóveis (PR) que tramita no poder Legislativo. A ideia é disponibilizar duas lixeiras para resíduos orgânicos e descartáveis que coletariam o lixo para serem armazenados em caixas subterrâneas a dois metros sob a terra que podem ser recolhidas periodicamente por um caminhão.

O vereador justifica que essa proposta vai gerar economia na coleta do lixo na cidade, além de manter os locais – onde há mais frequência de pessoas – limpos por mais tempo. Ele teve como exemplo as cidades de Paulínea e Presidente Prudente, em São Paulo, e Salvador, na Bahia.

Continua após a publicidade

“Seria preciso escolher os locais onde as lixeiras iriam ser colocadas. A Prefeitura poderá decidir, se o projeto for aprovado, quais parques e jardins da capital receberão as lixeiras”, destaca o vereador.

Segundo Edson, “Goiânia está tomada pelo lixo e as lixeiras subterrâneas evitariam o acúmulo de resíduos nas ruas”. “Quando chove, as bocas de lobo entopem e, com as lixeiras, esse problema seria, em parte, resolvido”, garante.

De acordo com a proposta, as lixeiras subterrâneas consistirão em duas modalidades: orgânica e reciclável, e, consequentemente irão substituir as lixeiras comuns. O poder Executivo seria o encarregado da manutenção e conservação das lixeiras, assim como a instalação e aplicação – além de indicar o órgão específico para promover a execução dos serviços.

Se o projeto for aprovado, conforme o vereador, será realizado um estudo com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) para conferir a viabilidade da instalação das lixeiras subterrâneas.  

Veja Também