Marconi elogia prefeitos por consenso na AGM

Para evitar um racha, tanto Marconi quanto o vice José Eliton (PSDB) atuaram na busca do consenso entre os prefeitos aliados

Postado em: 23-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Marconi elogia prefeitos por consenso na AGM
Para evitar um racha, tanto Marconi quanto o vice José Eliton (PSDB) atuaram na busca do consenso entre os prefeitos aliados

Venceslau Pimentel

O governador Marconi Perillo (PSDB) destacou ontem o desprendimentos de prefeitos aliados que abriram mão da disputa por uma nova gestão à frente da Associação Goiana de Municípios (AGM), durante a posse do prefeito de Hidrolândia, Paulo Sérgio de Rezende (PSDB) no comando da entidade.

Cinco prefeitos colocaram-se como candidatos a presidente da AGM, sendo que os prefeitos tucanos Itamar Leão, de Sanclerlândia, e Márcio Cecílio Ceciliano, de São Miguel do Passa Quatro, já havia comandado a entidade em pleitos passados.

Continua após a publicidade

Para evitar um racha, tanto Marconi quanto o vice José Eliton (PSDB) atuaram na busca do consenso. Por fim, depois de muita conversa, Márcio Cecício abriu mão de sua candidatura. Paulinho, que está em seu segundo mandato como prefeito e foi eleito por aclamação presidente da AGM, destacou a atuação do governador e do vice, admitiu que seu nome ganhou força após trocar o Democratas pelo PSDB.

Ao cumprimentar Itamar Leão e Marcio Cecílio, que saíram da disputa em favor do prefeito de Hidrolândia, Marconi disse que os dois se desprenderam de seus desejos de serem presidentes em nome do consenso. “Seria muito triste se chegássemos hoje aqui e presenciássemos um ambiente de disputa. Fosse quem fosse o vencedor, todos nós sairíamos menores desta disputa”, pontuou.

Em entrevista à imprensa, o governador disse que acompanha as atividades da AGM desde o início da década de 1980, e que, como governador, sempre manteve boas relação com todos os presidentes da entidade. Especificamente, afirmou ter mantido várias parcerias administrativas com o ex-presidente Cleudes Bernardes Baré, e que o mesmo vai acontecer como o novo presidente.

Em seu discurso, Marconi informou já ter recebido em seu gabinete no Palácio Pedro Ludovico Teixeira 244 dos 246 prefeitos. Faltam Adib Elias (PMDB) de Catalão e Claudinei Rabelo (PSDB) de Marzagão.

Nas cerimônias conjuntas de eleição e posse da nova diretoria, o governador reservou para a solenidade a assinatura do termo de cooperação técnica entre o governo do estado, através da Junta Comercia do estado de goiás (Juceg), com a AGM, para a implantação do projeto Siga Fácil, com o propósito de impulsionar a rede nacional para a simplificação do registro e a legalização de empresas e negócios à rede Sim no Estado.

“Estou estabelecendo parcerias republicanas e administrativas com todos os prefeitos, e acho que a AGM continuará tendo um papel muito importante daqui pra frente”, destacou Marconi.

Paulo Rezende frisou, em seu discurso, disse que é testemunha da importância do governador na viabilização de várias administrações municipais. “Nós, prefeitos,  sabemos o quanto o senhor foi importante para as nossas administrações. Obrigado por tudo o que o senhor representa para Goiás e para o Brasil. O senhor é exemplo de administrador para toda a nação”, pontuou.

Da mesma forma, Baré, que é ex-prefeito de Bom Jardim de Goiás e atual superintendente na Secretaria de Saúde, agradeceu o governador pelas parcerias. “A minha eterna gratidão pelas parcerias que fizemos e pela consideração que o senhor sempre teve comigo e com a AGM”. 

Governo vai assinar convênios com prefeituras 

Nos próximos dias, o governo do Estado vai chamar os prefeitos para a assinatura dos primeiros convênios, dentro do Programa de Investimentos a ser coordenador pelo vice-governador José Eliton.

O governador frisou que teve o cuidado de ouvir a todos eles. “Agora vamos viabilizar os recursos para atendê-los. Vocês, prefeitos, representam a esperança de dias melhores para as suas comunidades”, disse. “O meu compromisso de manter as portas do governo abertas a todos os prefeitos que são a base da política e da administração de Goiás”.

José Eliton disse que o governador tem todo o seu olhar voltado aos municípios goianos. “Eu testemunhei a angústia do governador nos anos de 2015/16, anos difíceis em razão da crise vivida pelo Brasil. Ele soube atuar com muito zelo e precaução, construindo as bases que garantiram que Goiás fosse o primeiro estado a sair da crise”.

Para o vice-governador, a AGM é uma das entidades mais representativas do estado, que congrega a representação de todos os municípios goianos através de seus prefeitos, buscando reivindicar ações e programas de governo, no sentindo de auxiliar o desenvolvimento municipal.

“A AGM se notabilizou em nosso estado por ser uma parceira sempre ativa em definição de plataformas programáticas de ações naquilo que se reverte em desenvolvimento para os municípios”, destacou.

José Eliton elogiou a atuação Baré, e disse que Paulo Rezende dará continuidade ao trabalhado desenvolvido pelo seu antecessor, ampliando o leque de atuação da entidade. Ele reafirmou que o governo do estado vai dispor aos municípios, por meio de convênios, R$ 200 milhões até 2018. 

Veja Também