Vereadores formam blocos para ganhar espaço

A divisão em blocos pulveriza a base de apoio ao prefeito Iris Rezende

Postado em: 24-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vereadores formam  blocos para ganhar espaço
A divisão em blocos pulveriza a base de apoio ao prefeito Iris Rezende

Venceslau Pimentel

Às vésperas do Carnaval, 31 dos 35 vereadores de Goiânia se dividem em quatro blocos parlamentares para ganhar espaço tanto nas Comissões Técnicas quanto nas Comissões Especiais de Inquérito (CEIs). Mais que isso, o impacto da divisão resulta na diluição da base de apoio ao prefeito Iris Rezende (PMDB), o que pode dificultar a aprovação de projetos de interesse do Executivo.

No discurso, os líderes dos blocos evitam se colocar como de oposição ao prefeito, mas ontem mesmo alguns deles já mandaram recados endereçados ao Paço Municipal. A tucana Cristina Lopes, que está no comando da Frente Parlamentar Independente, aposta no fortalecimento dos trabalhos legislativos, e adianta que o bloco do qual faz parte quer discutir, por exemplo, o projeto que Iris enviou à Câmara que prevê isenção fiscal a contribuintes inadimplentes da Prefeitura.

Continua após a publicidade

A proposta a que se refere a vereador concede anistia de mora e remissão de juros do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Territorial Urbano (ITU) e do Impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Serão beneficiados todos os contribuintes com débito junto à dívida ativa municipal, em instância administrativa ou judicial. A anistia é de 100% para casos de pagamento à vista ou parcelado.

Jorge Kajuru (PRP), por sua vez, diz que o seu bloco vai exigir o cumprimento de propostas pela administração municipal. “O Prefeito disse que colocaria a casa em ordem em 60 dias. Isso não aconteceu e agora diz que precisa de seis meses para isso. Os Cais funcionariam 24 horas por dia. Ora, quatro estão fechados”.

De sua parte, o vereador Paulo Magalhães (PSD) cobra respeito à Câmara, salientando que os projetos do Executivo precisam ser aprovados na Casa. Lucas Kitão (PSL), líder do primeiro bloco, o Pró-Goiânia, formado na semana passada, é mais cauteloso. “Os projetos de interesse da população, vão merecer o nosso apoio”.

Líder do bloco “Por uma Goiânia Melhor”, Eduardo Prado (PV) diz que o propósito é trabalhar de forma ética e transparente, sem fazer oposição sistemática ao prefeito, ou colocar-se como sendo de sua base de apoio.

Os quatro vereadores que não participam de nenhum bloco são o presidente da casa, Andrey Azeredo, Clécio Alves e Izídio Alves, todos do PMDB, e Edson Automóveis.

Regimento

O regimento interno da Câmara, em seu artigo 53, prevê o agrupamento de vereadores por blocos ou representações partidária. Compete aos líderes, entre outras atribuições, indicar membros de sua bancada para integrar comissões permanentes ou temporárias. Também é facultado ao líder usar da palavra em qualquer momento das sessões ordinárias, para comunicação que julgar relevante, urgente e de interesse de seu partido ou grupo. 

Veja Também