Câmara de Comércio irá fomentar emprendimentos

Será fomentado o intercâmbio de ideias com enfoque nas micro e pequenas empresas

Postado em: 24-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Câmara de Comércio irá fomentar emprendimentos
Será fomentado o intercâmbio de ideias com enfoque nas micro e pequenas empresas

Renan Castro

Com o objetivo de estreitar laços e criar oportunidades de negócios entre Brasil e Portugal, com enfoque nos estados de Goiás e Tocantins, foi criada a Câmara do Comércio Brasil-Portugal do Centro Oeste, com sucursal no estado goiano, ontem (23).  Os membros diretivos tomaram posse durante cerimônia no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e foi assinado acordo de cooperação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Governo de Goiás.

O Plano de Ação da Câmara de Comércio Brasil-Portugal Centro Oeste prevê a preparação dos pequenos negócios de Goiás para internacionalizar, fomentar, capacitar e facilitar o acesso dos empresários aos serviços de suporte e à inserção competitiva internacional. O Plano terá frentes de trabalho também nas áreas cultural e social. Além disso, irá colocar ao alcance dos empresários serviços de inteligência comercial, prospecção de mercado, apoio para a elaboração de planos de internacionalização e estímulo à participação em missões empresariais.

Continua após a publicidade

Portugal é considerado a principal entrada para o mercado europeu e é um dos 20 mais visitados do mundo por turistas. Além da língua em comum, a nação divide parte da história com o Brasil e tem em Goiás uma grande comunidade lusitana. A Câmara reúne empresários, profissionais liberais e dirigentes políticos que terão papel essencial na construção de oportunidades com o país irmão.

Em seu pronunciamento, o Governador Marconi Perillo (PSDB), em defesa da Câmara, citou que “o governo Português demonstrou coragem ao enfrentar a grande crise econômica que se abateu sobre o mundo no final da década passada, principalmente na Península Ibérica”. Perillo enfatizou que o país lusitano apresentou uma postura “aguerrida” de “austeridade fiscal”. “O país quebrou. Mesmo assim enfrentou e venceu a crise que, proporcionalmente, foi muito maior que a de hoje”, explicou o governador. Para ele, são exemplos de que a Câmara será positiva para o comércio entre Goiás e Portugal.

Segundo Ivan Marques, presidente da Câmara Brasil-Portugal, será fomentado o intercâmbio de ideias, negócios e oportunidades para os “dois lados do Atlântico”, com enfoque nas pequenas e microempresas, que terão cooperação do Sebrae nas iniciativas de internacionalização. E também oferecerá apoio aos portugueses radicados nos dois estados, que compõem inicialmente a Câmara. “Portugal é um país que investe fortemente em logística e é porta de entrada para um mercado de 700 milhões de consumidores”, completou Marques.

Para o governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), a nova geração de políticos se diferencia da antiga por “permitir uma integração”. Segundo ele, “essa integração mexe com todos os setores da economia”.

De acordo com o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, o país lusitano “é porta da economia na Europa e o segundo no mundo a receber o maior número de turistas”. “Nos estados onde as empresas se firmam facilmente, as oportunidades são inúmeras”, destacou Cabral.

Veja Também