Balestreri: “sem segurança não há desenvolvimento”

Para Balestreri, Segurança Pública não se faz apenas com soluções cotidianas, mas com planejamento estratégico

Postado em: 25-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Balestreri: “sem segurança não há desenvolvimento”
Para Balestreri, Segurança Pública não se faz apenas com soluções cotidianas, mas com planejamento estratégico

Da redação

Anunciado ontem como novo secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) de Goiás, o professor e historiador Ricardo Balestreri disse na coletiva em que foi apresentado que “não há desenvolvimento sem Segurança Pública”. Citou, por exemplo, a violência nas escolas: “Onde não há segurança, não há liberdade de ensinar e apreender”, reforçou.

Ricardo Balestreri será empossado na próxima quarta-feira (1º) e assumirá a pasta sucedendo o coronel da Polícia Militar, Edson Costa Araújo, que substituiu o vice-governador José Eliton em dezembro do ano passado.

Continua após a publicidade

Balestreri defendeu a valorização das forças policiais – Militares, Bombeiros e Civis – por entender que eles são “pedagogos e andragogos da cidadania” e que devem atender o cidadão com presteza, eficiência e didatismo. Com a polícia mais próxima da população, enfatizou, estudos revelam que os índices de criminalidade caem de 40% a 70%. “É preciso dar tranquilidade ao povo não apenas no combate ao crime, mas na prevenção de crimes”, disse, referindo-se ao trabalho da Polícia Militar.

O novo secretário enxerga o sistema prisional brasileiro como “caixa de perversidade”. Para ele, é preciso que as forças de segurança sejam duras com criminosos de alta periculosidade e devem trabalhar na perspectiva de reeducar os de menor potencial ofensivo, para que eles possam voltar ao convívio em sociedade. Sobre o modo de atuar, Balestreri afirmou que não é um “sujeito de gabinete”, mas “um homem prático”. “Comi muito sal com policiais e bombeiros”, brincou.

Para ele, Segurança Pública não se faz apenas com soluções cotidianas, mas com planejamento estratégico. “Administração mais humana não quer dizer administração fraca”, avisou. Na visão do novo secretário, ser rigoroso não exime o operador de Segurança Pública de ser “ético e legalista”. Citou um ditado popular que afirma: “Quem bate, esquece. Quem apanha, nunca esquece”, referindo-se ao ato de prender alguém, por isso a necessidade da abordagem policiar ser feita dentro dos limites determinados pela lei.

Ainda em relação ao sistema penitenciário brasileiro, Ricardo Balestreri entende que é preciso que o Estado coloque suas mãos duras sobre os criminosos mais perigosos, de modo a não permitir que eles se acobertem na “malha prisional”. Por isso, entende, é necessário o quantitativo de presos por celas, como forma de impedir que determinados presos liderem organizações criminosas a partir dos presídios. 

Marconi: “segurança continuará em boas mãos” 

O governador Marconi Perillo abriu a coletiva dizendo-se feliz pelo ex-secretário de Segurança Nacional Ricardo Balestreri ter aceitado o convite para integrar a equipe de auxiliares do Governo do Estado. “Estou seguro de que a Segurança Pública em Goiás continuará em boas mãos”, previu o governador ao registrar a presença de vários ex-secretários de Segurança Pública de Goiás, “alguns ocupando novas funções no governo e que podem auxiliá-lo nesses primeiros momentos à frente da pasta”, emendou dirigindo-se ao novo auxiliar.

“Estou seguro de que, a partir de agora, ele se debruçará sobre os indicadores e os muitos desafios que terá pela frente, especialmente em relação à execução penal e à administração penitenciária, hoje dois graves problemas em todo o Brasil”, acrescentou o governador.

O vice-governador, José Eliton, deu as boas-vindas a Balestreri dizendo-se admirador do criminalista e leitor de suas obras literárias sobre Segurança Pública. Disse ter convicção de que o novo ocupante da pasta fará por Goiás “o bom trabalho que desenvolveu como secretário nacional”.

“Tivemos uma grande identificação em praticamente todos os pontos. O doutor Balestreri mostrou que já tinha conhecimento dos importantes programas de grande alcance e repercussão em todo o Brasil e que são desenvolvidos em Goiás, a exemplo do Pacto Goiás pela Vida que é referencial no País”, disse. 

Veja Também