Acordo visa melhorar indicadores sociais

Governador Marconi Perillo assina protocolo de intenção com G-24, que reúne os principais municípios goianos

Postado em: 17-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Acordo visa melhorar indicadores sociais
Governador Marconi Perillo assina protocolo de intenção com G-24, que reúne os principais municípios goianos

Venceslau Pimentel

Com o objetivo de melhorar os indicadores sociais e econômicos que impactam a competitividade e qualidade de vida da população, o governador Marconi Perillo (PSDB) assinou ontem protocolo de intenção com 13 prefeitos e cinco representantes de diversos municípios, em ato no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

O acordo com o G-24, que reúne os principais municípios goianos (66% da população do Estado), governados por prefeitos de vários partidos, faz parte das metas de esforços do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI) como forma de alinhar a governança estratégica entre o Estado e os municípios.

Continua após a publicidade

O objetivo da aliança é melhorar os indicadores sociais e econômicos que impactam a competitividade e qualidade de vida das pessoas, com destaque para os setores de educação, saúde, habitação e segurança pública.

De acordo com secretário de Gestão e Planejamento (Segplan), Joaquim Mesquita os gestores executivos da pasta iniciarão em breve as visitas aos prefeitos que integram a Aliança Municipal pela Competitividade para, inicialmente, fazerem diagnósticos e traçar os planos, que começarão a ser colocados em prática. O objetivo é diminuir a incidência de crimes contra a vida; a mortalidade infantil e o déficit habitacional; ampliar o acesso à atenção básica de qualidade; promover o acesso à educação infantil e elevar a qualidade do aprendizado dos alunos da rede pública.

A intenção do governo, com o protocolo assinado ontem, é desenvolver um trabalho de capacitação das novas equipes municipais, liberar recursos de ordem financeira e material, para iniciativas vinculadas às prioridades definidas no GMCI, dar apoio técnico e transferência de tecnologia, atuar junto as equipes municipais para a estruturação dos projetos.

O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, elogiou o Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador e a formação da Aliança do Governo com os municípios. “Em época de crise econômico-financeiro é importante este acordo para viabilizar nossos projetos”, disse. O prefeito de Goianésia, Renato de Castro, também destacou o papel do Governador Marconi e afirmou que, de forma não partidária, o Goiás Mais Competitivo e Inovador está beneficiando todos os municípios do Estado.

O G-24, de acordo com o governador é apartidário. Fazem parte dele, por exemplos os prefeitos de Mineiros, Agenor Rezende; de Goianésia, Renato de Castro; e Paulo da Vale, todos do PMDB. Ao falarem sobre a importância, os três ressaltaram a parceria com governo, que aposta na competitividade e inovação, sem olhar a cor partidária.

Dos integrantes do G-24, assinaram o protocolo os prefeitos de Posse, Wilton Barbosa (PSDB); Jataí, Vinícius Luz (PSDB); Novo Gama, Sônia Chaves (PSDB); Goianésia, Renato de Castro (PMDB); Rio Verde, Paulo do Vale (PMDB); Valparaíso, Pablo Mossoró (PSDB); Luziânia, Cristovão Tormin (PSD); Itumbiara, Zé Antônio (PTB); Trindade, Jânio Darrot (PSDB) São Luis de Montes Belos, Major Eldecírio (PDT); Senador Canedo, Divino Lemes (PSD); Itaberaí, Carlos Roberto da Silva (PP); e Mineiros, Agenor Rezende (PMDB); além de representantes de Goiânia, Formosa, Águas Lindas, Caldas Novas e Aparecida de Goiânia.

Para a solenidade, o governador acionou o vice-governador José Eliton (PSDB), os secretários de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita; da Educação, Cultura e Esportes, Raquel Teixeira; da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), Ricardo Balestreri; do Governo, Tayrone Di Martino; da Fazenda, José Navarrete; de Desenvolvimento Econômico, Luiz Maronezi; da Agência Goiana de Habitação, Luiz Antônio Stival.

Para José Eliton, a aliança firmada vai melhorar a qualidade de vida da população goiana e o Estado vai, também, alcançar a política de metas e resultados traçada pelo governador Marconi Perillo.

Ao final do encontro, os prefeitos repercutiram sobre o protocolo de intenção assinado com o governo.

Veja Também