Vereadores denunciam manobra na Câmara

O prefeito defendeu o Jardim Botânico e pediu para que a população preserve o reduto ecológico

Postado em: 24-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vereadores denunciam manobra na Câmara
O prefeito defendeu o Jardim Botânico e pediu para que a população preserve o reduto ecológico

Venceslau Pimentel

O processo de escolha do presidente e relator da Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Transporte Público foi questionado por quatro vereadores, que denunciaram manobra para a definição do tucano Anselmo Pereira para a relatoria. Sargento Novandir (PTN), Alysson Lima (PRB), Emilson Pereira (PTN) e Paulo Daher (DEM) defendem a anulação do processo, ocorrido ontem pela manhã.

De acordo com Novandir, Clécio Alves (PMDB), eleito para a presidência, fez um acordo com Anselmo para que o tucano ficasse com a relatoria. Ele explicou que o primeiro problema é que, até o início da votação, Anselmo nem sequer era candidato. Quando ela começou, no entanto, ele resolveu concorrer, o que, aponta, não poderia ter ocorrido. Em seguida, Clécio se absteve de votar para relator e, desse modo, Novandir foi eleito relator da CEI.

Continua após a publicidade

Em seguida, no entanto, Clécio teria conversado com Anselmo, que o informou quem venceria caso ele não votasse. O presidente da CEI voltou atrás na decisão de se abster e, então, optou pelo tucano. Além de Novandir, outros três parlamentares – Alysson Lima (PRB), Emilson Pereira (PTN) e Paulo Daher (DEM) – também querem a anulação da votação.

Em resposta, o presidente da Câmara, Andrey Azeredo (PMDB), disse que o tema não era assunto da Mesa e deveria ser solucionado dentro da própria comissão. Tanto Clécio quanto Anselmo negaram veementemente ter feito qualquer tipo de acordo. O presidente da CEI, inclusive, ameaçou renunciar caso fosse comprovado que houve irregularidade na eleição.

CEI do Transporte Coletivo

A CEI do Transporte Coletivo fez sua primeira reunião nesta quinta-feira (23/3), para definir seu presidente, vice e relator. Além de Clécio e Anselmo, escolhidos, respectivamente, para a presidência e relatoria, o vereador Paulo Daher (DEM) ficou na vice-presidência.

Completam a comissão os vereadores Vinícius Cirqueira (Pros), Sargento Novandir (PTN), GCM Romario Policarpo (PTC) e Alysson Lima (PRB). Emilson Pereira (PTN) é suplente de Romario, que está de licença médica e, por isso, participou da reunião.

Ontem, foram publicadas as portarias de duas comissões especiais de inquérito, a das “Contas Públicas” e a do “Transporte Coletivo”. De acordo com o presidente da Câmara, Andrey Azeredo (PMDB), até o final da semana serão assinadas mais duas portarias, a da CEI da SMT e da comissão especial das “Obras do BRT”: “Assinarei hoje (ontem) a portaria da CEI da SMT que deverá ser publicada no Diário Oficial para dar início aos trabalhos. A Câmara e a Presidência da Casa darão todo o apoio. 

“Estou tranquilo, sempre trabalhei com seriedade, dentro da legalidade e buscando eficácia”, conclui Andrey Azeredo. Para ele, propiciar o debate é função do homem público. 

Veja Também