Iris Rezende garante que venceu crises na administração

Prefeito faz balanço da gestão e aponta resultados

Postado em: 26-05-2017 às 07h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris Rezende garante que venceu crises na administração
Prefeito faz balanço da gestão e aponta resultados

Da Redação

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB) afirma que está empenhado em equacionar a dívida milionária encontrada na Prefeitura, herdada da gestão passada, que ultrapassa R$ 600 milhões, conforme dados apresentados pelo próprio prefeito no início de fevereiro. Iris Rezende garante que não descansou um dia sequer à frente do executivo goianiense. Segundo ele, a prioridade é colocar a máquina em condições de prestar os serviços almejados pela população e dar cumprimento às suas promessas para a área da educação, saúde e infraestrutura.

“E os cidadãos de Goiânia já podem notar que a cidade está mudando pra melhor. Já não se vê buracos nas ruas, as máquinas já estão trabalhando e a saúde e a educação já iniciou os processos de mudanças para melhorar a vida de todos”, pontua o prefeito.

Continua após a publicidade

Ao assumir, Iris lembra que recebeu a Prefeitura com a folha de dezembro do pessoal da saúde em aberto e que, imediatamente, pagou os salários atrasados. Da mesma forma, vários fornecedores de materiais, equipamentos e máquinas para a Prefeitura haviam paralisado o fornecimento sob a alegação de que estavam há meses sem receber o que lhes era devido. 

“Chamei esse pessoal, mostrei a situação da Prefeitura e assumi com eles o compromisso de pagar tudo que fosse fornecido a partir do início da minha gestão. Assumi pagar em dia esses fornecedores e a negociar a dívida da gestão passada. Eles me deram esse voto de confiança e a administração pôde continuar”, lembra Iris.

Educação

Na educação, Iris assegura que foi feito um amplo estudo para avaliar o quantitativo de professores e averiguar onde havia faltas dos docentes. Segundo ele, feito isso pode se constatar em quais Cmeis haveria a necessidade de lotação. Logo em seguida o prefeito autorizou o primeiro chamamento de 600 aprovados no último concurso da educação municipal. Iniciado o ano letivo, mais 1.418 professores e administrativos foram chamados para integrar o quadro da educação goianiense e, na última terça-feira, 23, mais 90 professores de área foram convocados para assumir seus postos nas salas de aulas da Capital. Além disso, o prefeito autorizou o aumento real dos salários dos professores em 7,64%, garantindo que os salários dos professores de Goiânia fiquem acima do piso nacional. O ajuste será pago já na folha de maio de 2017.

Saúde 

Na saúde municipal, o prefeito teve que administrar a crise com os médicos credenciados, motivada pela mudança do edital de credenciamento para atender uma recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A princípio, o sindicato dos médicos de Goiás entendeu que as novas condições propostas pela Prefeitura poderiam ser prejudiciais aos profissionais.

“O ponto nevrálgico da negociação era o fato de que os médicos entendiam que não poderiam escolher fazer plantões de apenas 12 horas e achavam que isso acabaria por prejudicá-los. Juntamente com a doutora Fátima Mrue chamamos o pessoal e explicamos que o novo edital seria ainda mais benéfico para eles do que o anterior. Eles entenderam, compreenderam a necessidade e a responsabilidade que têm nesse processo e tudo se resolveu”, afirma.

De acordo com o prefeito Iris Rezende, as mudanças propostas na Saúde de Goiânia vão permitir que em cada posto de saúde tenha, no mínimo, cinco médicos de três especialidades diferentes, além de um médico da saúde da família. Para o prefeito, a preocupação da sua administração é dar ao cidadão que busca atendimento médico a devida atenção com a dignidade que ele merece.

O prefeito lembra, também, que está a apenas cinco meses à frente da administração municipal e que tudo está sendo feito para que as mudanças sejam definitivas e não paliativas.

“Nossa preocupação é administrar para que a população de Goiânia tenha orgulho de morar aqui e as mudanças que propomos serão definitivas, uma completa mudança de paradigmas no modelo de administração pública”, diz. Iris lembra que o Alvará Fácil, lançado em abril, marca o início de um modelo de administração ágil e moderna, de forma que a burocracia seja sensivelmente minimizada, sem contudo comprometer a segurança do serviço público.

De acordo com Iris, os mutirões, serão retomados a partir do próximo dia 3 de junho e vão levar vários serviços da administração municipal para todas as regiões de Goiânia.    

 

Veja Também