Quinta-feira, 28 de março de 2024

Marconi indica que vai renunciar em 2018

Anúncio foi feito durante inauguração do Centro de Apoio ao Romeiro em Trindade

Postado em: 24-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Marconi indica que vai renunciar em 2018
Anúncio foi feito durante inauguração do Centro de Apoio ao Romeiro em Trindade

Venceslau Pimentel

O governador Marconi Perillo (PSDB) disse nesta sexta-feira (23) que provavelmente foi a sua participação no evento como chefe do Executivo estadual. “Não sei se ainda é certeza, mas talvez eu saia ano que vem antes dessa festa religiosa”, disse ele em discurso durante a inauguração do Centro de Apoio ao Romeiro, na rodovia G0-060, em Trindade.

No evento do próximo ano, ele prevê que irá a Trindade apenas como romeiro. “Se for a última vez que eu venho aqui abrir essa barraca com a Valéria (Perillo), na condição função de governador, e ela como primeira-dama, eu só tenho a agradecer ao Divino Pai Eterno, por me permitir vir aqui por 15 vezes como governador”, discursou.

Continua após a publicidade

Marconi se prepara para deixar o governo em março de 2018, para disputar vaga ao Senado. Com isso, o vice José Eliton (PSDB) assume o Palácio das Esmeraldas e deve ser o candidato da base aliada para disputar a reeleição nas eleições de outubro do ano que vem.

Em março de 2010, o tucano se desincompatibilizou para também disputar vaga ao Senado, deixando no comando do Estado o vice Alcides Rodrigues (PRP), à época filiado ao PP, que se reelegeu no pleito daquele ano. 

Marconi agradeceu, em especial, a diretora-geral da OVG, Eliana França, pelo seu trabalho e dedicação aos programas desenvolvidos pela entidade e sua equipe. “Eu e Valéria Perillo estamos muito felizes por mais uma vez apoiar esta festividade religiosa tão tradicional. O Centro de Apoio ao Romeiro de Trindade é uma lição de fraternidade e acolhimento”, afirmou.

No início do evento, o governador entregou simbolicamente um cheque de R$ 50 mil, com recursos do programa Nota Fiscal Goiana, para a Villa São Cottolengo, cujo trabalho de acolhimentos a pessoas carentes, especialmente portadores de paralisia cerebral e idosos é reconhecido nacionalmente.

Antes do ato de inauguração do Centro de Apoio, Marconi, acompanhado de Valéria e de integrantes de sua equipe percorreram em três horas e 8 minutos os 18 quilômetros entre o trevo da saída para Trindade e a Basílica do Divino Pai Eterno, na capital goiana da fé, em caminhada que começou às 5 horas da manhã.

No trajeto, receberam os cumprimentos de romeiros e fizeram orações no Centro de Apoio aos Romeiros, no quilômetro 9,5 da Rodovia Estadual GO-060. O trajeto é dotado de pista moderna, feita especialmente para os romeiros, ciclovia e iluminação, obras realizadas no terceiro mandato de Marconi. “Viemos a Trindade para agradecer ao Divino Pai Eterno pelas graças alcançadas, pela nossa saúde, e pela oportunidade de estarmos para trabalhar em prol das pessoas”, disse Marconi.

A primeira-dama Valéria Perillo agradeceu aos parceiros da iniciativa privada por ajudar a OVG na tarefa de acolher os romeiros. “Mãos unidas e os esforços de todos é que fazem essa barraca funcionar”, afirmou.

Estrutura

O Centro de Apoio ao Romeiro vai oferecer atendimento às pessoas que se dirigirem até a capital goiana da fé, durante a Romaria do Divino Pai Eterno. No local os romeiros recebem lanche e podem fazer uma pausa, sentar e descansar e, depois, prosseguir na caminhada.

No local são oferecidos leite puro ou com canela, café, chá, suco, pão (com mortadela ou manteiga) e água. O atendimento aos romeiros prosseguirá até o dia 02 de julho, data de encerramento da romaria. O Centro funciona 24 horas e tem o apoio de mais de 120 pessoas por dia (entre funcionários da OVG, voluntários e bolsistas do Programa Bolsa Universitária).

O espaço tem quase 2 mil metros quadrados de área física, capela para orações e mais de 20 banheiros químicos, sempre abastecidos com papel toalha e papel higiênico. A estrutura conta ainda com um posto de comando da Polícia Militar, uma ambulância e uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros, que ficarão de prontidão 24 horas. Enfermeiras também estão de plantão para fazer atendimentos de primeiros socorros.

O projeto tem o apoio de vários órgãos do governo do Estado e de empresas parceiras que ajudam a realizar o trabalho. Neste ano, por meio de parceria entre a Goiás Turismo e a OVG, será feito um trabalho de levantamento estatístico dos atendimentos oferecidos no CAR. A intenção é fazer um balanço mais preciso para oferecer a cada ano um melhor serviço aos romeiros. 

Tucano atende reivindicação de prefeitos  

Prefeitos dos 12 municípios goianos do Consórcio Oeste II da Saúde, acompanhados pelo presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Paulo Sérgio de Rezende, estiveram reunidos, na manhã desta sexta-feira (23), com o governador Marconi Perillo no Palácio das Esmeraldas. Em pauta, a proposta de parceria do Governo do Estado com os municípios visando o fortalecimento da saúde pública na região. Entre as reivindicações estão as conclusões do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de São Luis de Montes Belos e do Hospital Municipal de São Luis, além da doação de uma ambulância e de um micro-ônibus para o transporte dos pacientes que necessitam de hemodiálise.

Marconi garantiu aos prefeitos que vai concluir o Hospital Municipal de São Luís e o AME. “Eu já disse que vamos terminar o AME, que é um hospital de especialidades, para atender toda a região. Me pediram também uma ambulância e vou atender”. O governador ressaltou ainda que a iniciativa é “boa porque une os prefeitos, compartilha as ações, as despesas e também o atendimento”. Sobre o apoio do governo aos pedidos, ele disse que esse é um trabalho constante: “Nosso governo sempre foi municipalista e trabalhou de perto com os prefeitos, por meio do diálogo. A AGM tem sido um braço forte junto aos prefeitos e na interlocução conosco”.

Presente à reunião, o presidente do Consórcio Oeste II e prefeito de São João da Paraúna, João Cre-Cré (PSD), ressaltou que “o resultado foi altamente positivo porque o Marconi Perillo é um estadista e, todas as vezes que nos reunimos, ele se sensibiliza com a causa”. O consórcio visa resolver os gargalos da saúde de forma compartilhada com os municípios da Região Oeste do Estado. “Nossas cidades são heterogêneas, por isso, quando 12 municípios se juntam para fortalecer a saúde o benefício para população é enorme”, frisou João Cre-Cré.

Paulo Sérgio de Resende lembrou que “Goiás tem um governador municipalista, que atende os anseios dos prefeitos. Ele vai liberar micro-ônibus para transportar os pacientes de hemodiálise. Graças a Deus, as coisas andam no Estado de Goiás porque Marconi tem demonstrado o quanto é municipalista e o quanto ele gosta do povo goiano”.

 

Veja Também