Assembleia aprova título de cidadão goiano ao Papa Franciso

Homenagem, segundo o autor da proposta, é oportuna pela relevância espiritual do Sumo Pontífice para os goianos

Postado em: 24-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Assembleia aprova título de cidadão goiano ao Papa Franciso
Homenagem, segundo o autor da proposta, é oportuna pela relevância espiritual do Sumo Pontífice para os goianos

MARDEM COSTA JR.

A Assembleia Legislativa de Goiás concederá título de Cidadão Honorífico Goiano ao argentino Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco. A matéria foi aprovada nesta sexta-feira (23). Todavia, Francisco não tem planos de vir ao Brasil e recusou o convite do presidente Michel Temer para as celebrações dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, comemorados em 2017.

Autor da proposta, Helio de Sousa (PSDB) justifica que o Sumo Pontífice tem relevantes contribuições éticas, morais, sociais, políticas, econômicas e culturais para a sociedade, o que se encaixa nos requisitos para a homenagem. “Não se exige que o homenageado resida ou tenha residido na localidade onde suas ações tiveram efeito, basta somente que suas contribuições sejam relevantes para aquele povo”, destaca o tucano.

Continua após a publicidade

Sousa acrescenta ainda que a condecoração é justa e oportuna pela relação íntima, segundo o parlamentar, entre o povo goiano com a fé católica. “O Papa Francisco traz um sentimento de unidade social e apreço não só dos católicos, mas das demais religiões. Ele representa o milagre da humildade em um mundo cada vez mais vaidoso e individualista”, reitera, ressaltando o estilo desapegado do Papa, que dispensa luxos e promove alterações na estrutura da Igreja.


Relevância

Ex-presidente da Assembleia, Helio de Sousa anunciou que uma comissão de deputados goianos irá ao Vaticano entregar o Título de Cidadão Goiano ao Sumo Pontífice, sem custos à Casa. No entanto, não é a primeira vez que a Assembleia Legislativa concede títulos à personalidades sem qualquer tipo de identificação direta com os goianos.

Celebridades, como cantores sertanejos, e pessoas controversas já foram agraciadas.

Veja Também