Quinta-feira, 28 de março de 2024

Gilmar Mendes será relator de um dos inquéritos sobre Aécio no STF

Os delatores apontaram que foram prometidas e efetuadas “vantagens indevidas” ao senador e seus aliados durante a campanha à Presidência em 2014

Postado em: 24-06-2017 às 14h20
Por: Amanda de Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Gilmar Mendes será relator de um dos inquéritos sobre Aécio no STF
Os delatores apontaram que foram prometidas e efetuadas “vantagens indevidas” ao senador e seus aliados durante a campanha à Presidência em 2014

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes foi sorteado relator de um dos inquéritos que tramitam na Corte para investigar o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). A redistribuição foi feita nessa última sexta-feira (23) após solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR). Até então, o responsável pelo inquérito era o ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo.

A abertura da investigação foi autorizada por Fachin em abril, atendendo a pedido da PGR com base nas delações premiadas dos ex-executivos da construtora Odebrecht Marcelo Odebrecht, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, Sérgio Luiz Neves e Cláudio Melo Filho.

De acordo com o Ministério Público, os delatores apontaram por “meio de declaração e prova documental” que foram prometidas e efetuadas “vantagens indevidas” a Aécio e seus aliados durante a campanha à Presidência em 2014, quando o parlamentar terminou a disputa em segundo lugar. Segundo as investigações, há indícios de que Aécio Neves teria cometido os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva.

Continua após a publicidade

Em maio, o senador foi afastado das funções legislativas após a divulgação da delação premiada de executivos do grupo JBS. Nessa semana, o Conselho de Ética arquivou o pedido de prisão de Aécio e determinou a soltura da irmã e do primo do senador afastado, investigados na mesma operação. 


(Agência Brasil)

Veja Também