El Salvador quer estreitar relação com Goiás

País caribenho pretende viabilizar intercâmbios e investimentos no Estado

Postado em: 22-09-2017 às 06h00
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: El Salvador quer estreitar relação com Goiás
País caribenho pretende viabilizar intercâmbios e investimentos no Estado

A embaixadora de El Salvador, Diana Vanegas, declarou, em Goiânia, que Goiás e o seu país guardam muitas áreas em comum, sobretudo em relação a competitividade e setores econômicos, o que, na visão da diplomata, torna o Estado um grande parceiro comercial. Vanegas esteve nesta semana na capital a convite do superintendente Executivo de Comércio Exterior, William O’Dywer. Eles se reuniram na Secretaria de Desenvolvimento (SED) para discutir oportunidades econômicas, principalmente na área têxtil e na indústria farmoquímica. Goiás e El Salvador querem aprimorar essa relação bilateral.

O diretor de Negócios de El Salvador, Vlademiro Villalta, também participou do encontro. William O’Dywer comemorou a avaliação da embaixadora. Ele ressaltou a importância, para Goiás, do estreitamento dos laços comerciais estabelecidos com aquela nação. “El Salvador faz parte de uma economia pujante, na América Central. Com certeza, a partir de hoje Goiás será mais próximo desse bloco através da visita da embaixadora, que vem apresentar as oportunidades do seu país não só na área comercial, mas também na área de turismo”, comentou William O’Dwyer.

Diana Vanegas, por sua vez, declarou que o governo de El Salvador conhece o potencial de Goiás e sua influência na economia brasileira. A embaixadora acompanhou a exibição de um vídeo que destacou pontos fortes do comércio salvadorenho, entre eles o café gourmet, frutas e o campo têxtil.

Continua após a publicidade

A embaixadora lembrou da parceria centenária entre Brasil e El Salvador. “Definitivamente, hoje o Brasil é nosso maior parceiro na América Latina, com o qual compartilhamos valores como cooperação e solidariedade de longa data na política, há 101 anos, e também afinidades em outras áreas como economia, agroindústria, farmacêutica, aeronáutica. Queremos fortalecer estes laços”, disse Vanegas.

Anfitrião da SED, William O’Dwyer vislumbra parcerias frutíferas para os dois lados. Segundo ele, “é muito positiva essa sinergia entre os nossos produtos, como nas áreas farmacêutica, de confecção, turismo e infraestrutura. Tudo isso pode ser canalizado para termos mais contatos e com isso realizarmos bons negócios”, externa o superintendente.

A visita da comitiva de El Salvador foi acompanhada também pelo superintendente Executivo de Indústria e Comércio, Luiz de Medeiros; o superintendente de Comércio Exterior, Francisco Domingues; o gerente do Centro Internacional de Negócios, Plinio Viana; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Antônio de Almeida; e a chefe de gabinete da Goiás Turismo, Maria Cristine Alves, além de demais lideranças do setor produtivo. 

Veja Também