Campanha é incorporada ao calendário da AL

Neste mês de outubro uma série de eventos marca a adesão da Assembleia à campanha, que inclui exposições, palestras, debates e arrecadação de material para doação à Associação de Combate ao Câncer

Postado em: 19-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Campanha é incorporada ao calendário da AL
Neste mês de outubro uma série de eventos marca a adesão da Assembleia à campanha, que inclui exposições, palestras, debates e arrecadação de material para doação à Associação de Combate ao Câncer

O presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB), incorporou ao calendário oficial do Legislativo goiano a campanha Outubro Rosa, que destina ao combate e prevenção do câncer de mama. Neste mês de outubro uma série de eventos marca a adesão da Assembleia à campanha, que inclui exposições, palestras, debates e arrecadação de material para doação à Associação de Combate ao Câncer de Goiânia. “Todas as deputadas, deputados e servidores da Assembleia estão engajados na campanha Outubro Rosa, que é uma ação fundamental para prevenção do câncer de mama” disse Vitti.

Ontem, uma mesa-redonda composta pelo deputado Francisco Júnior (PSD); presidente da Associação Brasileira de Mastologia Regional de Goiás, Rosemar Macedo; presidente da Associação de Combate ao Câncer de Goiás, Paulo Moacir; e pelas empresárias Danila Guimarães e Marie Proffit debateu o combate e a prevenção do câncer de mama. 

Continua após a publicidade

A médica mastologista Rosemar Macedo fez um apelo aos parlamentares e pediu o apoio de todos no esforço para a redução da mortalidade por câncer de mama. “Todo ano a campanha Outubro Rosa acontece e não vejo redução nos casos de câncer de mama no Estado de Goiás. Precisamos avançar. As minhas pacientes do Sistema Único de Saúde passam por muitas dificuldades para conseguir o tratamento ideal”, ressaltou a médica. 

Rosemar Macedo explicou que o grande problema do câncer de mama é, além do número altamente expressivo, o acesso da mulher ao diagnóstico e ao tratamento. “Quando eu consigo trazer para uma discussão a importância de que esse acesso seja em tempo adequado, que não atrase a entrada dessa mulher a nenhuma das etapas do diagnóstico ao tratamento, acredito que podemos ter frutos melhores do que nós já temos hoje, do ponto de vista de curabilidade desse mal”, afirmou, destacando a importância do autoexame e da mamografia. 

Presidente da Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG), o médico Paulo Moacir de Oliveira Campoli falou sobre o objetivo da campanha Outubro Rosa e da necessidade do diagnóstico precoce para a cura do câncer de mama. “O propósito do Outubro Rosa é justamente é sensibilizar as mulheres para o tema e divulgar a importância de realizar a prevenção do câncer de mama”.

Campioli afirmou que a prevenção significa fazer o autoexame da mama e, dependendo da idade, fazer também a mamografia. “São dois procedimentos simples, que muitas vezes detecta a doença em sua fase inicial, o que amplia muito a possibilidade de cura.” (Redação com assessorias) 

Veja Também