Governo faz balanço de investimento

“Nosso foco é melhorar a vida de todos os goianos”, afirmou Zé Eliton

Postado em: 19-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo faz balanço de investimento
“Nosso foco é melhorar a vida de todos os goianos”, afirmou Zé Eliton

“Estamos dialogando com as entidades ligadas aos mais diferentes segmentos para avançarmos na construção de políticas públicas em todas as regiões do Estado”, afirmou o vice-governador Zé Eliton, ontem, ao ouvir as demandas de representantes de trabalhadores da agricultura familiar e de movimentos camponeses. “Nosso foco é melhorar a vida de todos os goianos”, disse.

A abertura do diálogo foi elogiada pelas deputadas estaduais Adriana Accorsi (PT) e Isaura Lemos (PCdoB). “É uma iniciativa que abre caminhos importantes para as famílias que são representadas pelos segmentos que participam deste encontro”, disse a petista. Já Isaura, declarou que “Goiás tem perfil desenvolvimento acima da média nacional porque o Governo do Estado é voltado para o desenvolvimento”.

Continua após a publicidade

Participaram da reunião representantes de movimentos, como Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaeg), Movimento Camponês Popular (MCP), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf) e Comissão Pastoral da Terra (CPT). Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti, e o deputado estadual Francisco Oliveira, ambos do PSDB.

Entre as pautas apresentadas pelo grupo estão regularização fundiária, investimentos na gestão e pesquisa voltadas para a agricultura familiar e camponesa. “Sabemos da importância da agricultura familiar na geração do ciclo virtuoso do desenvolvimento econômico”, reconheceu o vice-governador.

Zé Eliton destacou os avanços do Governo de Goiás nesses assuntos. Sobre a regularização fundiária, citou como exemplo o programa Gleba Legal – lançado enquanto foi titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED). “Sob a liderança do governador Marconi Perillo, implantamos um programa que garante a legalização das áreas de terras devolutas do Estado. Além de proporcionar a aceleração do crescimento em regiões menos desenvolvidas, também facilita o acesso às linhas de crédito e outros programas sociais”, destacou.

O vice-governador também lembrou que o Goiás na Frente prevê uma vertente direcionada ao fortalecimento do terceiro setor, onde parte das entidades dos movimentos que participaram do encontro se encaixam. A ação será lançada nesta quinta-feira. “Vamos atender os anseios das entidades. Estamos evitando a burocracia que, muitas vezes, impede o Estado de formalizar convênios com esses movimentos”.

O programa foi elogiado pelo representante do Movimento Camponês Popular (MCP), Dennis Gonçalves. “O Goiás na Frente é corajoso e ousado em meio ao cenário de crise nacional. É uma iniciativa muito inteligente”, reconheceu.

Por fim, Zé Eliton também reiterou o compromisso do Governo de Goiás em criar condições para que exista um diálogo permanente entre Estado e entidades. “Com muito respeito, periodicamente, vamos ouvir, discutir e propor soluções para as demandas de todos os movimentos”. 

Veja Também