Zé Eliton recebe novo ministro

Combate às desigualdades e infraestrutura nos municípios são prioridades, afirma Alexandre Baldy

Postado em: 22-11-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Zé Eliton recebe novo ministro
Combate às desigualdades e infraestrutura nos municípios são prioridades, afirma Alexandre Baldy

Novo ministro de Cidades afirma que estará à disposição do Governo de Goiás tendo em vista parcerias voltadas para melhorias nos municípios. “Vamos atuar para fortalecer questões como saneamento básico, moradia e pavimentação urbana”, disse durante encontro com o vice-governador. Posse está marcada para hoje, no Palácio do Planalto

Afinados no discurso de combate às desigualdades sociais em Goiás e no Brasil, o vice-governador Zé Eliton e o novo ministro das Cidades, Alexandre Baldy, se encontram em Brasília hoje, em cerimônia de posse do goiano à frente da pasta. A solenidade está marcada para as 15h30, no Palácio do Planalto.

Continua após a publicidade

Em visita ao vice-governador Zé Eliton, ocorrida na tarde da última segunda-feira, o deputado federal afirmou que assume a pasta com a missão de trabalhar para reduzir os problemas relativos às famílias em situação de vulnerabilidade no país. “É um privilégio assumir posição tão importante para ajudar o Brasil”, declarou.

As declarações de Baldy vão de encontro às políticas de proteção social defendidas por Zé Eliton à frente do Goiás na Frente Terceiro Setor-Social, que ampliará os programas de inclusão, bem como incentivar entidades sem fins lucrativos que desenvolvem ações de solidariedade no Estado.

Na ocasião, Alexandre Baldy também ressaltou que estará à disposição do Governo de Goiás tendo em vista a melhoria da infraestrutura dos municípios goianos. “Assim como em outras missões, estarei junto com o governador Marconi Perillo e com o vice-governador Zé Eliton. Vamos atuar juntos para fortalecer questões como saneamento básico, moradia e pavimentação urbana”, declarou o novo ministro.

O vice-governador Zé Eliton elogiou a escolha de Baldy para o Ministério das Cidades. “É um homem honrado e competente. Fico muito feliz por ver sua disposição para minimizar as desigualdades sociais no País, por meio desta importante pasta do Governo Federal”, disse.

Perfil

Alexandre Baldy já foi secretário estadual de Indústria e Comércio, durante o terceiro mandato do governador Marconi Perillo. A experiência na administração pública o levou a traçar novos caminhos na vida pública. Em 2014, foi eleito deputado federal pelo PSDB com 107.554 votos. Na Câmara Federal, em maio de 2016, elegeu-se presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Também foi escolhido pelo Departamento Intersindical de assessoria Parlamentar (Diap), como um dos 100 parlamentares que fazem parte do processo decisório do Poder Legislativo. 

Baldy terá orçamento de R$ 10 bilhões 

O deputado federal goiano Alexandre Baldy (sem partido) assume hoje o comando do Ministérios das Cidades nesta quarta-feira, e vai gerenciar um orçamento de R$ bilhões, aplicados em programas como o Minha Casa minha Vida e de mobilidade urbana. 

O governador Marconi Perillo (PSDB) deve prestigiar a posse. Na segunda-feira, ele gravou um vídeo ao lado de Baldy, em que elogia o seu ex-secretário de Indústria e Comércio, entre 2011 a 2013. 

Baldy está em seu primeiro mandato parlamentar e assume o Ministério na vaga do deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE), que pediu demissão na semana passada, num processo que deve culminar na saída de membros do partido do governo de Michel temer.

O parlamentar, que se desfiliou do Podemos para ingressar no PP, sempre votou na Câmara Federal em consonância com o Palácio do Planalto, com Temer no comando. Foi assim no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT); na votação da reforma trabalhista; nos dois processos que pediam abertura de investigação contra Temer. 

A indicação de Baldy teve o aval do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de quem é considerado um dos aliados mais próximos, e vem sendo também atribuída ao governador Marconi. Baldy tirou de campo partidos como o PSD e o PMDB, que cobçavam o Ministério das Cidades. (Venceslau Pimentel) 

Veja Também