Quinta-feira, 28 de março de 2024

Programa Jovem Cidadão é ampliado

Vice-governador Zé Eliton lança ampliação da iniciativa para 5 mil beneficiários

Postado em: 23-11-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Programa Jovem Cidadão é ampliado
Vice-governador Zé Eliton lança ampliação da iniciativa para 5 mil beneficiários

O vice-governador Zé Eliton participou, na tarde de ontem, do II Encontro do Programa Jovem Cidadão, oportunidade em que anunciou a ampliação da iniciativa, que passa de 3,6 mil atendimentos para 5 mil beneficiários em todos os municípios goianos.  “Nosso objetivo é fomentar políticas públicas com foco no ser humano, na oportunidade, na esperança”, relatou Eliton.

O vice-governador disse, ainda, que com a reformulação de todos os programas sociais do estado, o Jovem Cidadão passa a atender uma parcela importante da sociedade – pessoas com algum tipo de necessidade especial. “São jovens portadores de deficiência física que não os impossibilita de trabalhar, de terem acesso ao primeiro emprego e, com isso, ingressarem no mercado de trabalho”, relatou.

Continua após a publicidade

Durante o evento, ocorrido no Ginásio Goiânia Arena, Eliton, acompanhado da titular da Secretaria Cidadã, Lêda Borges, representou o governador Marconi Perillo. Cerca de 4 mil jovens ativos no programa e seus familiares, além de egressos do programa participaram do evento. No total, 220 caravanas oriundas dos 245 municípios do interior e da capital foram mobilizadas para participar do evento. Durante a abertura, o vice-governador fez a entrega de uma Unidade Móvel de Aprendizado.

Eliton lembra que o Jovem Cidadão surgiu como um modelo de desenvolvimento social para a juventude de Goiás. “Com mais de 30 mil atendidos ao longo de 17 anos de existência, o momento é de reconhecimento do trabalho desenvolvido, troca de experiências e celebração dos resultados do programa na vida dos jovens e suas famílias”, destaca.

Para Hugo Maciel, de 17 anos e morador de Caldas Novas, a importância do programa se fundamenta na dificuldade que os jovens enfrentam na busca por oportunidade de primeiro emprego. “Por meio do Jovem Cidadão nós temos mais acesso, inclusive de conhecimento, o que vai contribuir nas contratações futuras, com experiência laboral em determinada área”, conclui o jovem.

Morador de Senador Canedo, Samuel Almeida Pereira, também de 17 anos, afirma que o programa amplia a inclusão social e incentiva os jovens a permanecerem no processo educacional. 

“Com a remuneração posso ajudar minha família e ainda investir em meus estudos”, relata. O jovem faz questão de agradecer. “Falo em nome de milhares de jovens e preciso dizer muito obrigado ao governador Marconi Perillo e ao vice-governador Zé Eliton pelo Jovem Cidadão”, afirma. 

Mercado de Trabalho

Zé Eliton, ao falar aos milhares de adolescentes sobre a importância do Jovem Cidadão, relatou suas dificuldades em ingressar no mercado de trabalho. “Sempre estudei em escola pública e, aos 17 anos percorria as ruas de Goiânia vendendo cursos de inglês”, disse. 

Para participar, o adolescente deve possuir idade entre 14 e 18 anos incompletos (idade limite para inclusão: 17 anos e três meses, para permitir um melhor aproveitamento), estar devidamente matriculado e possuir frequência mensal em unidade regular de ensino ou ter concluído o ensino médio, ter renda familiar até 2 salários mínimos. Adolescente sujeito à medida socioeducativa ou de proteção legal também pode participar.  

Veja Também